Clássicos • 30 Jun 2023
O Land Rover Series IIA é uma actualização do modelo Series II e foi lançado em 1961, com apenas alguns apontamentos estéticos alterados, e estava disponível na carroçaria curta 88 e na longa 109. A partir de 1969, os faróis passaram a ser montados nos guarda-lamas ao invés de estarem no centro junto à grelha.
Mecanicamente, marcou a adição do motor diesel de 2,25L de cilindrada ao motor a gasolina ADO 23 com a mesma cilindrada, e do motor de seis cilindros em linha a gasolina de 2,6L de cilindrada para o mercado americano. Acoplado aos motores está sempre uma caixa manual de quatro velocidades e uma caixa de transferências de duas velocidades.
Apesar de a grande maioria dos modelos da Land Rover serem construídos no Reino Unido, houve alguns produzidos noutras partes do mundo, como é o caso de Espanha, através da Santana Motors. Outros países também tiveram produção de automóveis Land Rover através de kits CKD, e um desses países foi a Costa Rica.
A Costa Rica é um país da América Central, conhecida pelas suas plantações de café, daí os modelos Land Rover serem bastante utilizados nos campos. Devido ao seu grande sucesso e à redução de impostos decretada pelo governo para os automóveis construídos no país a partir de 1963, os modelos Land Rover começaram a ser produzidos no país através da Ensambladora Automotriz, empresa fundada por um jovem casal, John e Nora Schofield, que já importavam automóveis da marca britânica desde 1949.
Presente neste artigo está um Land Rover Series IIA 88 produzido na Ensambladora Automotriz em 1971 e equipado com o motor de quatro cilindros em linha a gasolina e de 2,25L de cilindrada.
No passado dia 10 de Março, este exemplar recentemente restaurado foi vendido num leilão levado a cabo pela plataforma Bring a Trailer por 36 mil dólares, cerca de 32,5 mil euros.