A Imperial Crown Ghia Limousine que serviu a Primeira Dama Jacqueline Kennedy

Clássicos 18 Set 2024

A Imperial Crown Ghia Limousine que serviu a Primeira Dama Jacqueline Kennedy

Por Tiago Nova

A Imperial foi uma marca de luxo da Chrysler, fundada em 1955, seguindo a linha dos modelos de luxo Chrysler Imperial que estavam no mercado desde 1926. A ideia que culminou na criação da Imperial como uma marca própria tinha como propósito concorrer directamente com as marcas do mesmo segmento dos seus rivais, como a Lincoln da Ford e a Cadillac da General Motors. A marca esteve presente no mercado até 1975, renascendo por breves momentos entre 1981 e 1983.


De entre os modelos de luxo, a Imperial também construía limousines para as altas individualidades da sociedade, designadas de Imperial Crown, com a produção a arrancar logo em 1955. Entre 1957 e 1965 todas as Imperial Crown eram produzidas na Ghia, em Itália, transformadas a partir dos automóveis convencionais Imperial LeBaron. Entre os anos em que a Ghia foi responsável pela produção, apenas 132 exemplares foram construídos, sendo que desses dez eram destinados à Casa Branca e designados Crown Presidential Limousine.


Uma das personalidades mais famosas que utilizou uma Imperial Crown foi a Primeira Dama Jacqueline Kennedy, mulher de John F. Kennedy, que a utilizou enquanto o seu marido foi Presidente dos EUA, incluindo no seu funeral, a 25 de Novembro de 1963.


O exemplar utilizado por Jacqueline Kennedy é o que encontramos no presente artigo, um modelo de 1964 completamente blindado. Posteriormente, foi utilizado pelo Presidente Lyndon B. Johnson, que seguiu na presidência após a morte de JFK.


Quando este Imperial Crown regressou à Chrysler, no fim do contrato de aluguer à Casa Branca, esta vendeu-o por engano ao concessionário Redford Chrysler, no entanto, mal descobriram o erro, a Chrysler fez de tudo para o adquirir de volta, mas sem sucesso.


A nível mecânico, esta Imperial Crown está equipada com o motor V8 Wedge 413 de 6,8L de cilindrada e 16 válvulas, desenvolvendo 340cv. Acoplado ao motor está uma caixa automática de três velocidades TorqueFlite.


Como curiosidade, só a pintura demorava cerca de 30 dias a ser concluída e as riscas laterais douradas utilizavam tinta com ouro verdadeiro.


No passado dia 9 de Março, esta Imperial Crown Ghia Presidential Limousine foi levada a leilão, através de um evento levado a cabo pela Mecum, em Glendale, sendo vendida por 181.500 dólares, cerca de 163 mil euros, superando assim as expectativas de venda.


Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube