Clássicos • 05 Fev 2017
Clássicos • 10 Set 2024
Brabus SLK65, um pequeno descapotável com motor V8
O Mercedes-Benz SLK foi um pequeno automóvel descapotável, introduzido no mercado em 1996 para rivalizar com o BMW Z3 e com o Porsche Boxster. A designação SLK significa precisamente Sportlich, Leicht e Kurz, ou seja, desportivo, leve e pequeno. A partir de 2016 a designação SLK saiu de cena, entrando o SLC em produção até ao ano de 2020.
A primeira geração, produzida até 2004 sob a designação interna R170 e construída sobre a plataforma do Classe C W202, foi desenhada por Bruno Sacco em 1991, com o modelo final a ser apresentado no Salão de Turim de 1996. Ao contrário dos seus rivais, o SLK era o único equipado com uma capota rígida, que poderia ser recolhida em 25 segundos através de um sistema electro-hidráulico.
A nível de motorizações, o SLK R170 estava equipado com motores de quatro cilindros em linha e V6, tanto atmosféricos como equipados com compressor volumétrico, com potências que iam dos 136cv no SLK 200 até aos 354cv no SLK 32 AMG.
Para os que queriam ter um pequeno descapotável com prestações de superdesportivo, mas para os quais a versão AMG não chegava, a Brabus ofereceu em 1998 um “monstro”: o SLK65 equipado com o motor M119 V8 de 6,5L de cilindrada e 32 válvulas, capaz de produzir 450 cavalos.
A Brabus é também uma construtora de automóveis, tal como a Ruf, que apenas utiliza os chassis de outras marcas para produzir os seus próprios automóveis e o SLK65 não é excepção, uma vez que todos os exemplares produzidos foram registados como Brabus SLK65, tal foi a transformação do conceito original.
Mas não só o motor foi alterado, uma vez que com o aumento de potência e de peso do motor V8, a suspensão e travagem foram também modificadas a condizer. O interior foi todo estofado de novo, com pele de qualidade superior. O exterior é colmatado com toques subtis, como os emblemas Brabus e V8, assim como as jantes Brabus.
No total, a Brabus apenas produziu cinco exemplares do SLK65, três com volante à esquerda e dois com volante à direita. Infelizmente, um dos exemplares de volante à direita foi destruído num acidente em Hong Kong há uns anos.
Presente neste artigo está o único SLK65 sobrevivente com volante à direita. Apesar de ser já um exemplar especial, este SLK65 foi adquirido novo por Tom Cruise. Hoje reside numa colecção privada no Reino Unido.
Fotografias: Mikey Snelgar / Classic Driver