Arquivos • 11 Mar 2018
Arquivos • 09 Set 2024
A colecção de automóveis escondida no coração da Colômbia
Na cidade de Bogotá, existe uma propriedade que tem uma garagem com cerca de 90 automóveis e, a sua história remonta há 400 anos atrás, confundindo-se com a fundação da própria cidade, tendo passado por vários momentos marcantes da cidade e do próprio país, sendo, desde de 2001, propriedade de Santiago, um grande coleccionador e entusiasta automóvel.
A maior parte dos automóveis estão à espera do muito aguardado restauro e, muitos deles têm grandes histórias para contar. Santiago não adquire os automóveis em perfeitas condições, preferindo até aqueles que ninguém quer e os mais raros, comprando-os abandonados, com uma grande história por trás e automóveis que pertenceram a grandes personalidades. Tem uma equipa de cinco pessoas que trabalham para ele, efectuando o restauro dos seus automóveis, desde mecânica, chaparia e pintura.
A colecção teve início nos anos 90, quando adquiriu um Mercedes-Benz 180 de 1961, automóvel que ainda mantém até hoje, porque foi aquele que fez despertar o gosto dos automóveis. Passando para os automóveis com história, Santiago tem na sua posse um BMW 2002 cinza, que pertenceu a Gloria Lara, que durante os anos 70 o utilizou em provas de rali, mas infelizmente ela seria raptada pelo grupo terrorista M19 e posteriormente morta. À frente do 2002, está um raro Porsche 911 Slantnose, que foi modificado pela Evex, uma empresa de alterações alemã e que só foram construídos cinco. Foi importado nos anos 80 por um cultivador de café que após ter entrado na falência foi obrigado a vender o Porsche, ficando esquecido numa garagem até que Santiago o encontrou. Tem somente 60 mil quilómetros de rodagem.
Nesta colecção, está ainda presente um Mercedes-Benz 170 de 1952, que terá sido importado por um militante Nazi, quando este fugiu para a Colômbia após a Segunda Guerra e, acabou por ser morto dentro deste automóvel. Santiago é um grande fã dos Toyota Land Cruiser FJ/BJ40, tendo vários em sua posse, inclusive, uma versão longa, que foi utilizada no aeroporto da Arménia. A colecção tem ainda outros modelos como o Peugeot 205 CTI, Volkswagen Golf GTI, Alfa Romeo Giulia e GTV, Chevrolet Camaro, Toyota Celica, BMW 635 CSi, Fiat 131 Racing, Datsun 240Z, entre muitos outros.
Santiago quer reconstruir todos os automóveis que conseguir, para voltar a trazer toda a glória que tiveram nos seus tempos áureos e, gostava que mais pessoas se juntassem a esta causa, porque um automóvel clássico é mais do que um simples automóvel, transporta com ele várias histórias.