Protótipo do Dia: Dodge Firearrow IV

Clássicos 06 Set 2024

Protótipo do Dia: Dodge Firearrow IV

No início da década de 50, a Chrysler, sob a direcção de um dos mais prestigiados designers americanos da época – Virgil Exner – construiu uma série de quatro Dream Cars, em colaboração com a carrozzeria italiana Ghia, para a marca Dodge. Dessa colaboração, resultaram os quatro Dodge Firearrow, que no fundo seriam concorrentes ao Chevrolet Corvette. Estes automóveis não iriam passar para a produção, no entanto, a Ghia reaproveitou o projecto e lançou o Dual-Ghia, ainda que numa produção bastante reduzida.


O Dodge Firearrow I seria apresentado em 1953, não sendo um automóvel funcional, mas sim um modelo estático concebido unicamente para exposição. Em Janeiro de 1954, seria então apresentado o Firearrow II, no evento Harmony on Wheels da Chrysler, este sim, já totalmente funcional. Seguiu-se o Firearrow III, também apresentado em 1954 com um design um pouco diferente, mais convencional, e numa carroçaria sport coupe. O quarto e último Firearrow foi construído no final de 1954 e era como a versão descapotável do Firearrow III, mais prático ainda e que quase seguiu para a produção em série. Uma pena não ter sido produzido, de facto, uma vez que seria um sério concorrente ao Chevrolet Corvette e Ford Thunderbird.


A nível mecânico o Firearrow IV está equipado com o motor Hemi V8 Red Ram 241 de 3,9L de cilindrada e um carburador de quádruplo corpo com 250cv de potência acoplados à caixa automática PowerFlite de duas velocidades. Estava ainda equipado com travões hidráulicos, amortecedores Oriflow e jantes Safety Rim de raios.


Na época, e após ter servido o seu propósito, o Dodge Firearrow IV foi vendido para a Venezuela, sendo encontrado nos anos 80 numa propriedade perto de Caracas com sinais de abandono e pintado já de cinzento e capota bege. Durante os anos 90 foi completamente restaurado e terminado na cor original Regimental Red e capota preta.


Foi levado a leilão num evento organizado pela Broad Arrow Auctions em Amelia Island nos passados dias 1 e 2 de Março, sendo vendido por 1,1 milhões de dólares, cerca de 994,5 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube