Mercado • 27 Jun 2022
Bonhams leva a leilão raro Monteverdi 375S que pertenceu a Jay Leno
A Monteverdi foi uma marca suíça de produção de automóveis de luxo e desportivos, fundada em 1965 por Peter Monteverdi. O primeiro modelo produzido pela marca foi o High Speed, com várias carroçarias disponíveis, desde o sedan de quatro portas, aos coupés e os descapotáveis. O chassis tubular era produzido em aço na Stahlbau Muttenz e utilizava suspensões da frente da Alford & Alder, eixos traseiros da Salisbury, travões da Girling e caixa de direcção da ZF.
Existem duas séries do modelo High Speed, a primeira foi desenhada por Pietro Frua e produzida pela Carrozzeria Frua de 1967 a 1968, enquanto que a segunda foi produzida em maior quantidade e por mais tempo, entre 1968 a 1976, pela Carrozzeria Fissore. Os dez primeiros automóveis produzidos pela Fissore ainda mantinham o desenho de Frua, mas em 1969 esta foi obrigada a alterar, devido a problemas com a patente do desenho.
Em 1968, Peter Monteverdi queria aumentar exponencialmente a produção dos seus automóveis, com um objectivo de 100 exemplares por ano. Este número criou um problema, pois a Carrozzeria Frua não tinha capacidades para produzir automóveis nessa proporção devido ao facto que todas as carroçarias eram construídas à mão. Foi dada a ideia da Monteverdi ajudar na aquisição de ferramentas para a produção ser mais automatizada, pois a Frua não tinha condições financeiras para tal, mas essa ideia foi rejeitada por Peter devido ao elevado custo que isso implicava. Foi então que encontrou a Carrozzeria Fissore, que continuava a produzir os automóveis à mão e nos números requeridos.
Mercado • 27 Jun 2022
Bonhams leva a leilão raro Monteverdi 375S que pertenceu a Jay Leno
Arquivos • 10 Mai 2024
Arquivos • 25 Jul 2024
Deixe um comentário