Ford GT40 que pertenceu a Emílio Marta vendido em leilão por mais de sete milhões

Clássicos 29 Ago 2024

Ford GT40 que pertenceu a Emílio Marta vendido em leilão por mais de sete milhões

O Ford GT40 ficará para sempre na história, pois foi o automóvel desenvolvido pela marca da Oval Azul para combater a Ferrari nas 24h de Le Mans, alcançando o primeiro, segundo e terceiro lugares na edição de 1966, pondo assim fim à hegemonia da marca italiana. Posteriormente, venceu ainda nas edições de 1967, 1968 e 1969, marcando desta forma uma era.


A ideia do projecto surgiu após a Ferrari recusar ser comprada pela Ford. Henry Ford II e Lee Iacocca decidiram então construir um automóvel para a derrotar, ficando o desenvolvimento inicial a cargo de Eric Broadley da Lola Cars, pois a Ford não tinha experiência na produção de automóveis desportivos de motor central.


Presente neste artigo está o Ford GT40 com o chassis número P1080, construído em 1969 pela Ford Advanced Vehicles, sendo um dos últimos produzidos. Sendo um GT40 Mk. I está equipado com o motor V8 289, pertencendo ainda ao grupo restrito de dez exemplares produzidos nas especificações Lightweight, pois conta com painéis construídos em alumínio, travões de disco ventilados melhorados e espuma nos tanques de combustível. Tem ainda o motor alterado com cabeças Gurney Weslake, o que traz uma grande vantagem em relação aos anteriores GT40, debitando assim uma potência na ordem dos 450cv do motor de 4,9L de cilindrada.


Este GT40 foi vendido para Angola, através da J.W. Automotive Engineering LTD, à Câmara Municipal de Carmona, para A. Ferreira Pires competir, vendendo-o em 1970 a Emílio Marta, correndo com ele nas provas em Angola, vencendo o campeonato em 1973.


Em 1975, com a independência das ex-colónias portugueses, Emílio volta para Portugal e consigo traz o GT40, registando-o com a matrícula NP-37-92, competindo com ele em terras lusas, assim como o seu filho (Carlos Marta), até o vender ao suíço Henri Bercher em 1979, onde permaneceu cerca de 20 anos. Hoje, este GT40 mantém ainda a sua carroçaria original, assim como as jantes BRM de magnésio, o motor e caixa de cinco velocidades da ZF, e foi pintado também na cor com que saiu da fábrica, a Cirrus White.


No passado dia 17 de Agosto, este Ford GT40 foi vendido num leilão, levado a cabo pela Mecum em Monterey, por uma valor excepcional: 7.850.000 dólares, cerca de 7,083 milhões de euros, sendo por isso, o terceiro Ford GT40 mais caro de sempre a ser vendido em leilão.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube