Dois Talbot-Lago de cortar a respiração reúnem-se em Hampton Court

Clássicos 29 Ago 2024

Dois Talbot-Lago de cortar a respiração reúnem-se em Hampton Court

O The Concours of Elegance at Hampton Court Palace, que decorre entre amanhã e Domingo, reunirá pela primeira vez em décadas dois preciosos e ultra-raros Talbot Lago dos anos 30, com os dois automóveis excepcionais de estilo Art Déco Streamliner – um T150-C SS com carroceria da Pourtout e outro da Fignoni e Falschi – a regressar assim ao centro das atenções como parte de uma exibição de 60 dos veículos mais raros e espetaculares do mundo, reunidos nos jardins do Palácio de Hampton Court, em Londres.

A História da Talbot-Lago

Os dois automóveis foram produzidos pela Talbot-Lago, formada quando o engenheiro anglo-italiano Anthony Lago se dedicou a resgatar a marca Automobiles Talbot no início dos anos 30. No seu esforço para ressuscitar a empresa, Lago recrutou o antigo engenheiro da Fiat e da Sunbeam-Talbot-Darracq, Walter Becchia, de forma a desenvolver uma gama de modelos glamorosos e desportivos, na esperança de criar máquinas que combinassem capacidade competitiva com um design elegante de grande turismo.


Uma das primeiras tarefas de Becchia foi desenvolver uma versão de competição do motor de seis cilindros de 3.0 litros T150 da empresa, que pudesse impulsionar a marca para o topo da cadeia dos automóveis de alto desempenho. Criaram, desta forma, um motor alargado de 4.0 litros, modificado com características de ponta como câmaras de combustão hemisféricas e três carburadores Zenith-Stomberg.

Trabalhando com o colega (antigo engenheiro da Fiat) Vincenzo Bertarione, Becchia também se dedicou à criação de um chassis reforçado T150-C de forma a acomodar este novo motor, com o C representando Corse (Corrida), e, a partir daí, uma versão ainda mais desportiva do T150, concebida inteiramente com a competição em mente. O resultado foi então o “SS” (de Super Sports), a base dos dois automóveis que surgem agora em Hampton Court.




O T150-C SS foi a tentativa da empresa de construir um veículo leve e de alto desempenho para levar a marca à glória do desporto automóvel, com os especiais “SS” a apresentar um chassis mais curto e ágil com sofisticada suspensão dianteira independente. As versões de estrada partilhavam o motor de 4 litros, seis cilindros, com a versão de competição, com a potência transmitida ao solo através de uma versão de uma avançada caixa de velocidades Wilson com pré-selector. Com 170cv, o SS era um dos automóveis mais rápidos da sua época e podia navegar sem esforço a mais de 160km/h pelas estradas abertas francesas.

No total, foram feitos menos de trinta T150-C SS. A maioria foi carroçada pela Figoni e Falaschi, com uma série de apenas três Pourtout Aerocoupés terminada. Estas peças artisticamente estilizadas estão agora entre os automóveis de colecção mais cobiçados de todos os tempos.

O Talbot-Lago T150-C SS New York Teardrop de 1937

O primeiro automóvel do par que estará em exposição é um exemplo de 1937, o quarto chassis T150-C SS construído, e um dos poucos dos desejáveis modelos “New York”, considerados como alguns dos mais espetaculares exemplos do icónico design Teardrop. Apresenta uma deslumbrante carroçaria coupé da Figoni e Falaschi, certeiramente apelidada de Goutte d’Eau (Gota de Água).

Este foi o único Teardrop construído sem tecto de abrir, dando ao automóvel uma linha ainda mais pura do que a dos seus irmãos. Para compensar os problemas de ventilação, o automóvel foi equipado com pára-brisas duplos de abertura exterior – um design patenteado por Joseph Figoni que reforçou ainda mais o carácter único deste modelo.




Para além do seu apelo estético, este automóvel também foi um competidor capaz na competição, obtendo o 11º lugar geral no Grande Prémio de Watkins Glen de 1950, com James Floria ao volante. O veículo também foi correu em Wilmot Hills e Elkhart Lake. Depois de passar pelas mãos de Tommy Lee, Brooks Stevens e Bruce Lustmen, o Teardrop encontrou o seu caminho com destino a John W. Rich e ao JWR Automobile Museum na Pensilvânia, fazendo agora parte da The Pearl Collection, na Suíça.

Talbot T150-C SS Aerocoupé by Pourtout de 1939

O outro automóvel que vai espahar a sua graça pelo Palácio de Hampton Court é um exemplo de 1939 do T150-C SS, um ultra-raro Aerocoupé da Pourtout, e um dos três que se acredita terem sido criados. Produzido no final da série de produção do T150-C, combina a elegância e um desempenho supremo num pacote concebido pelo famoso designer automóvel dos anos 30, Georges Paulin.

Paulin, um dentista convertido em designer automóvel, rapidamente se tornou um dos estilistas automóveis mais celebrados da década de 1930. O seu design para o T150-C SS Aerocoupé permanece como um dos melhores exemplos da arte automóvel dos anos 30.




Apesar de se destacar como um objecto de excepcional beleza estética, o chassis Aerocoupé 90120 tem um passado particularmente fascinante. Construído nos subúrbios de Paris pela Pourtout, estava inacabado quando a Segunda Guerra Mundial irrompeu. Só foi concluído em 1944, depois de se ter escondido dos nazis durante a ocupação francesa durante o conflito.

Tragicamente, Georges Paulin, uma figura-chave da resistência francesa, não viveu para ver o automóvel concluído. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, Paulin tornou-se um espião para os britânicos, mas foi mais tarde traído por elementos franceses de Vichy e preso pelos nazis em 1941. Os britânicos tentaram formular um plano de fuga, mas ele recusou-se a aceitar a sua oferta. Em vez disso, sacrificou-se para salvar o resto da sua equipa de resistência, e foi executado em 1942.

A deslumbrante criação automóvel de Paulin prosseguiu uma ilustre carreira no desporto automóvel nos anos que se seguiram à guerra. Foi conduzido por Pierre ‘Pagnibon’ Boncompagni da Ecurie Nice em 16 eventos entre 1950 e 1952, vencendo 14 deles – uma demonstração notável de domínio, que sublinha as excepcionais capacidades do T150-C SS. Depois de mudar de mãos várias vezes, o carro foi finalmente restaurado à sua especificação Ecurie Nice e venceu a sua classe no Pebble Beach Concours d’Elegance em 2014.

A exposição destes deslumbrantes coupés dos anos 60 será uma das estrelas, juntamente com outros 60 automóveis de concurso, provenientes de importantes colecções privadas de todo o mundo. Para além da exibição principal, haverá várias apresentações especiais, incluindo o Levitt Concours (dedicado às proprietárias mais apaixonadas), o 30UNDER30, que celebra entusiastas com menos de 30 anos, e o Club Trophy, que reúne os melhores exemplares dos modelos dos melhores clubes de automóveis do país.

Fique a saber tudo sobre o The Concours of Elegance at Hampton Court Palace em concoursofelegance.co.uk.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube