Fiat 850 Shellette, o automóvel de praia vindo do mundo dos iates

Clássicos 27 Ago 2024

Fiat 850 Shellette, o automóvel de praia vindo do mundo dos iates

O Fiat 850 foi um modelo que esteve em produção entre 1964 e 1973 e era o modelo compacto da marca italiana, com o código interno Tipo 100G. Tinha tracção traseira e o seu motor de quatro cilindros em linha era também aí colocado, possuindo uma cilindrada de 843cc.


O modelo foi utilizado por várias empresas como base para produzir veículos com outros propósitos, sendo eles desportivos ou automóveis de praia. A Michelotti concebeu o Shellette, um automóvel de praia desenhado pelo próprio Giovanni Michelotti, tendo por base o conceito dos modelos Jolly da Ghia com base no Fiat 500 e 600, mas aqui num automóvel maior e com mais potência. Este modelo foi encomendado pelo fabricante de iates Philip Schell, daí a sua designação, e utiliza o motor dos 850 Special e 850 Coupe, sendo por isso o mais potente com 47cv.


O Michelotti Shellette, também conhecido por Fiat 850 Spiaggetta, foi um automóvel exclusivo e produzido apenas para os mais abastados o pudessem transportar nos seus iates e passear na Riviera. Não se sabe ao certo quantos exemplares foram produzidos, mas pensa-se que não terão sido construídos mais de 80 exemplares.


Presente neste artigo está um Fiat 850 Spiaggetta de 1969 que foi adquirido novo por Lois Philips Poster, amigo de Phillip Schell. Ficou na posse do primeiro proprietário até ao início do Século XXI. Foi descoberto numa quinta em New Hampshire em 2012, sendo completamente restaurado, respeitando a sua história e legado.


No passado dia 2 de Março foi levado a leilão, num evento levado a cabo pela RM Sotheby’s em Miami, sendo vendido por quase 49 mil euros.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube