Modernos • 27 Set 2018
Modernos • 25 Ago 2024
Marsien, o 959 do Século XXI
O Porsche 959 foi o hipercarro da marca de Estugarda nos anos 80, primeiramente desenvolvido para o Grupo B e depois como uma verdadeira montra tecnológica. O seu desenho esteve a cargo de Helmuth Bott, tendo como ponto de partida o eterno 911, mas aqui com um ar muito mais “musculado”. A sua produção decorreu entre 1986 e 1993, com cerca de 340 exemplares produzidos.
Marc Philipp Gemballa, filho de Uwe Gemballa – o fundador da Gemballa em 1981, conhecida preparadora de automóveis Porsche – decidiu fundar a sua própria empresa em 2021 com o mesmo foco, produzir automóveis com base nos modelos da Porsche.
O seu primeiro modelo, o Marsien, é inspirado precisamente no 959, com elementos do 911 Dakar, tal é a sua capacidade de condução fora de estrada, tendo por base o Porsche 911 Turbo S da geração 992.
Em relação ao modelo que lhe serve de base, a carroçaria foi alargada e alongada, é inteiramente produzida em fibra de carbono e desenhada por Alan Derosier. O interior é todo ele também refeito, com muitos elementos em fibra de carbono, alcântara e pele, sem esquecer a alavanca da caixa de velocidades inspirada no Carrera GT (e, por conseguinte, no magistral 917).
A suspensão foi concebida em conjunto com a KW Automotive e está equipada com um sistema hidráulico, capaz de elevar a altura ao solo em 250mm. Através do interior o condutor pode também adaptar a pressão dos pneus conforme as necessidades.
O motor é o mesmo seis cilindros boxer do 992 Turbo S, mas aqui modificado pela RUF e com um sistema de escape em titânico da Akrapovič, capaz de debitar 750cv ou 830cv na versão mais potente.
A produção do Marsien é limitada a 40 unidades e o seu preço ronda os 650 mil euros. No entanto, à hora em que publicamos este artigo, todas as unidades já terão o seu destino.
Deixe um comentário