Eventos • 31 Jan 2023
Eventos • 21 Ago 2024
Joias da década de 60 deslumbram no The Concours of Elegance at Hampton Court Palace
Na edição deste ano que decorre de 30 de Agosto a 1 de Setembro, The Concours of Elegance at Hampton Court Palace contará com uma exibição extraordinária de raros desportivos dos anos 60 – automóveis que combinaram um design de cortar a respiração com uma performance excepcional. Estas máquinas, todas provenientes das principais colecções privadas do mundo, serão expostas nos deslumbrantes jardins do Hampton Court Palace, em Londres, como parte de uma mostra com mais de seis centenas dos automóveis mais raros e significativos da história.
Ferrari 250GT SWB Aerodinamico (1962)
A categoria de concurso de classe mundial terá como destaque um Ferrari muito especial: o 250GT SWB Aerodinamico, um pedido personalizado e um de apenas quatro Aerodinamicos construídos com o chassis do 250 GT SWB no início dos anos 60. Apresentava uma carroçaria Pininfarina feita à mão, com aerodinâmica avançada e um perfil marcadamente elegante – de facto, a influência do seu design pode ser traçada até ao consagrado GTO. O Aerodinamico oferecia um luxo excepcional numa carroçaria leve de dois lugares, e está com um motor Colombo V12 de 3.0L, aldançando uma velocidade máxima superior 270 km/h, graças à sua forma aerodinâmica.
Originalmente encomendado por Ferdinando Gatta, concessionário da Lancia em Turim e genro de Adele Lancia, o chassis 3615 GT foi repintado pela Pininfarina com a impressionante cor Grigio Marrone Italver, antes de ser entregue a Gatta. Desde então, o automóvel passou vários anos nos Estados Unidos, antes de ser recentemente trazido de volta para a Europa, onde foi submetido a um restauro completo. Durante o processo, foi repintado na sua cor original, um deslumbrante bronze metálico ‘Marrone’. Este Ferrari de cortar a respiração, único no seu género – talvez o Ferrari mais exclusivo alguma vez desenhado pela Pininfarina – está agora pronto para brilhar em solo britânico no Palácio de Hampton Court.
Ferrari 250GT SWB Berlinetta (1962)
O evento apresentará igualmente o Ferrari 250GT SWB que serviu de base para o Aerodinamico na sua forma original, a altamente exigente e leve Berlinetta. Este exemplar que será exibido, com o número de chassis 3695GT, foi originalmente vendido em Julho de 1962 pela Garage La Rotonda, em Florença. Também equipado com o venerável motor Colombo V12 de 3,0 litros, o SWB leve foi concebido com a competição em mente.
Enquanto a maioria foi utilizada em pista, este exemplar teve uma existência mais aventureira do que a maioria, participando na última e, finalmente, mais rápida edição da Cannonball Run em 1979, atravessando os Estados Unidos e terminando com um tempo de apenas 40 horas e 11 minutos. Quando foram mandados parar pela polícia a certa altura, os proprietários do SWB conseguiram evitar a prisão, subornando os agentes com… biscoitos caseiros. Nos últimos anos, este automóvel beneficiou de um restauro que durou quase dois anos e seria concluído em Março de 2023. Agora certificado pelo programa Classiche da marca italiana, é um exemplar magistral deste verdadeiro ícone da Ferrari.
Ferrari 250GT SWB Comp SEFAC Hot Rod (1961)
Outro destaque do Concours of Elegance deste mês será o Ferrari 250GT SWB Comp ‘SEFAC Hot Rod’ de 1961. Este modelo foi uma evolução de competição do 250GT SWB, equipado com uma versão altamente melhorada do motor Colombo V12 de 3.0L, que entregava 280 cavalos de potência e apresentava diversas modificações de forma a poupar peso. O SEFAC Hot Rod foi desenvolvido para a equipa de competição da Scuderia Ferrari (SEFAC) e obteve grande sucesso em provas de resistência. A combinação de potência e leveza fez deste um dos Ferrari mais formidáveis da sua era, tendo sido pilotado por vários grandes nomes, incluindo Sir Stirling Moss. Com apenas 20 exemplares produzidos originalmente, estes Ferrari são, compreensivelmente, muito cobiçados por coleccionadores de todo o mundo.
Lamborghini 350 GT (1965)
O 350 GT destaca-se como uma peça verdadeiramente marcante: foi o primeiro automóvel de produção da Lamborghini, e a máquina com que a marca enfrentaria a ordem estabelecida dos desportivos, incluindo o Aston Martin DB5, o Jaguar E-type e, claro, o Ferrari, com o seu 330GT. Apresentado em Genebra, em 1964, o 350 GT tinha um design tão arrojado quanto elegante, estabelecendo o padrão para os futuros modelos da Lamborghini e mostrando ao mundo o espírito inovador da marca. Oferecia ainda uma combinação irresistível de ingredientes: um motor V12 de 3,5 litros desenhado por Giotto Bizzarrini, um chassis de Giampaolo Dallara e uma carroçaria curvilínea Superleggera desenhada pela Touring.
Com 280 cavalos, uma velocidade máxima de 254 km/h e suspensão independente em todas as rodas, o 350 GT marcou a impressionante estreia da Lamborghini no mercado dos automóveis de alta performance. O exemplar que estará em exposição em Hampton Court é um dos primeiros e, portanto, mais desejáveis, sendo um dos cerca de 50 carros com carroçaria em alumínio, ao contrário da mesma em aço dos modelos posteriores.
Aston Martin DB4 GT Zagato (1960)
Como se o DB4GT da Aston Martin não fosse já suficientemente apelativo e atraente, a casa de design italiana Zagato elevou-o a outro nível, criando um dos clássicos mais cobiçados de todos, fazendo nascer assim o ‘santo graal’ para os aficionados da Aston Martin.
O designer da Zagato, Ercole Spada, reviu o DB4, tornando-o mais pequeno, elegante e aerodinâmico, enquanto reduziu o peso em mais de 45 quilos. Diversos componentes em aço foram substituídos por peças em alumínio, as janelas foram trocadas por versões em Perspex, e tudo o que não era essencial, como os pára-choques, foi eliminado.
Entretanto, o aumento da taxa de compressão no motor de seis cilindros em linha de 3.670 cc com duplo comando de válvulas da Aston elevou a potência para 314cv. Na estrada, as alterações da Zagato permitiram que o automóvel acelerasse dos 0 aos 100 em apenas 6,1 segundos e alcançasse uma velocidade máxima de 247 km/h. Foram construídos apenas 19 exemplares na época, pelo que este evento proporcionará uma rara oportunidade de admirar um dos mais desejados automóveis britânicos de sempre.
A exposição destes deslumbrantes coupés dos anos 60 será uma das estrelas, juntamente com outros 60 automóveis de concurso, provenientes de importantes colecções privadas de todo o mundo. Para além da exibição principal, haverá várias apresentações especiais, incluindo o Levitt Concours (dedicado às proprietárias mais apaixonadas), o 30UNDER30, que celebra entusiastas com menos de 30 anos, e o Club Trophy, que reúne os melhores exemplares dos modelos dos melhores clubes de automóveis do país.
Para ficar a saber tudo sobre a edição deste ano do The Concours of Elegance at Hampton Court Palace, consulte a sua página em concoursofelegance.co.uk.