Pebble Beach Concours d'Elegance: Bugatti Type 59 de 1934 vence “Best of Show”

Clássicos 19 Ago 2024

Pebble Beach Concours d’Elegance: Bugatti Type 59 de 1934 vence “Best of Show”

Pela primeira vez na história do Concurso de Elegância de Pebble Beach, o prémio Best of Show foi atribuído a um automóvel não restaurado: nada menos que um Bugatti Type 59 de 1934.

Na edição deste ano, 214 automóveis de 16 países e 29 estados desfilaram no campo de competição, e o nomeado Best of Show foi um Bugatti Type 59 Sports de 1934, apresentado por Fritz Burkard da The Pearl Collection, em Zug, Suíça.

A presidente do Concours, Sandra Button, comentou: “Este icónico Bugatti, o primeiro Type 59 construído, é um raro automóvel de competição de fábrica que registou várias vitórias em Grandes Prémios nas mãos de grandes pilotos de renome — e também tem ligações à realeza. Talvez o mais importante seja o facto de ainda ostentar toda a sua história até hoje, tendo sido preservado na pintura que lhe foi dada quando foi redesenhado pelo Rei Leopoldo da Bélgica.”

O entusiástico proprietário Fritz Burkard exclamou: “Estou tão feliz pelo automóvel, tão feliz pela Bugatti. Este carro é incrível. Tem tanta história — é um dos Bugattis mais bem-sucedidos da história — e ganhar com este automóvel significa muito para mim. Primeira vez que um suíço, primeira vez que um europeu ganha, primeira vez que um automóvel preservado ganha. É importante que a preservação também seja reconhecida, porque um automóvel só pode ser original uma vez. E conduz-se lindamente.”

Automóveis preservados (que não tenham sido, portanto, objecto de restauro) têm surgido no campo de exposição de Pebble Beach há décadas, e desde 2001 que existem classes formais para eles. Com esta vitória, a Bugatti e a Mercedes-Benz estão empatadas no maior número de prémios Best of Show em Pebble Beach, com dez vitórias cada uma.

Este ano, a corrida para o prémio Best of Show contou com outros fortes concorrentes, incluindo o Talbot-Lago T26 Grand Sport Saoutchik Fastback Coupé de 1948, apresentado por Robert Kudela de Chropyně, na Chéquia; o Packard 1108 Twelve LeBaron Sport Phaeton de 1934, apresentado por Harry Yeaggy de Cincinnati, Ohio; e, talvez mais surpreendente, o Lancia Stratos HF Zero Bertone Coupe de 1970, apresentado por Phillip Sarofim de Beverly Hills, Califórnia, na histórica exibição de concepts e protótipos em forma de cunha, tão em voga nos anos 70.

A competição começou na quinta-feira, quando a maioria dos inscritos no Concours participaram no 26.º Pebble Beach Tour d’Elegance, que percorre cerca de 70 milhas de estradas costeiras panorâmicas. Os inscritos que completam o Tour têm vantagem em caso de empate na competição de classe do Concours.

Em paralelo, o concurso já angariou mais de três milhões de dólares para a caridade este ano, elevando o total de doações do evento para mais de 41 milhões de dólares até à data. Através da Pebble Beach Company Foundation, o principal parceiro caritativo do Concours, todos estes fundos beneficiarão quase 100 organizações sem fins lucrativos locais focadas na educação dos jovens, impactando a vida de mais de 10.000 crianças anualmente no Condado de Monterey.

A Gooding & Company, a leiloeira oficial do Pebble Beach Concours d’Elegance há 20 anos, realizou igualmente o seu maior leilão até à data, arrecadando mais de 105 milhões de dólares em vendas. O lote principal dos Leilões de Pebble Beach foi o premiado e muito desejado Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider de 1938, que foi vendido por 14.030.000 dólares.

O 74.º Pebble Beach Concours d’Elegance já tem data marcada: será no Domingo, dia 17 de Agosto de 2025, e celebrará os centenários da Chrysler e da Invicta, as criações de Virgil Exner, e o 75.º Aniversário da Fórmula 1—com mais destaques a serem anunciados no outono.

Para mais informações sobre o Pebble Beach Concours, visite o seu endereço em www.pebblebeachconcours.net.

Fotografias: Grace Houghton

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube