Clássicos • 05 Out 2022
Clássicos • 16 Ago 2024
O Alfa Romeo 6C 1750 Super Sport que pertenceu a David Brown, antigo proprietário da Aston Martin
O Alfa Romeo 6C foi um modelo produzido pela marca italiana entre 1927 a 1954. Durante esse tempo, vários foram as versões distintas produzidas, das destinadas à competição até às mais civilizadas para uso em estrada.
O nome 6C tem origem no motor, de seis cilindros em linha, com apenas uma árvore de cames à cabeça no primeiro ano, passando para duas em 1928, num grande avanço tecnológico para a época. Como não poderia deixar de ser, foi desenvolvido por Vittorio Jano. Além disso, os 6C beneficiavam de uma suspensão independente nas quatro rodas, com vários níveis de ajustes.
Entre os anos de 1929 e 1933 foi produzido o 6C 1750, dividido por seis séries distintas e disponível em quatro carroçarias. O motor viu a sua cilindrada aumentar dos originais 1487cc para os 1752cc. No modelo base Turismo o motor tinha apenas uma árvore de cames à cabeça, no entanto, nos restantes o motor tinha duas árvores de cames à cabeça. Estava ainda disponível um compressor volumétrico, de modo a aumentar as prestações do motor.
Presente neste artigo está um 6C 1750 de 1929, um modelo Super Sport da terceira série equipado com compressor, fazendo a potência atingir os 85cv às 4500rpm e a velocidade máxima de 145km/h.
A carroçaria foi construída por James Young, com uma configuração de três lugares, numa altura em que a Alfa Romeo produzia apenas chassis rolantes, sendo que as carroçarias eram produzidas fora da empresa. Este modelo foi encomendado pelo concessionário britânico Freddie Stiles e pensa-se que pelo menos quatro ou cinco exemplares foram produzidos com uma carroçaria idêntica.
Além de ser já por si um modelo icónico, pertencendo ao restrito grupo dos cerca de 50 exemplares produzidos do 6C 1750 Super Sport, ainda mais o é quando um dos seus proprietários foi David Brown, productor de tractores agrícolas e que chegou a ser dono da Aston Martin e responsável pelos modelos DB da marca britânica.
David Brown adquiriu este Alfa Romeo em 1932, ou seja, antes ainda de ser proprietário da Aston Martin, utilizando-o em várias competições. Posteriormente, foi vendido várias vezes até chegar à colecção de Robin Toone em 1965, onde permaneceu cerca de 50 anos. O seu proprietário seguinte procedeu a um restauro, mantendo toda a originalidade do VR 4659. Recentemente foi vendido através da Brian Classic & Co, não se sabendo no entanto o valor da transação.