Clássicos • 28 Jul 2024
Clássicos • 13 Ago 2024
Cinto de segurança: Desde 1959 a salvar vidas
A 13 de Agosto de 1959, foi entregue o primeiro automóvel equipado com um cinto de segurança de três pontos. A ideia, nascida da mente do engenheiro sueco Nils Bohlin, corporizou-se num Volvo PV544 vendido num concessionário da marca em Kristianstad, na sua Suécia natal.
A Volvo foi também o primeiro fabricante no mundo a equipar, de série, os seus automóveis com cintos de segurança de três pontos, nos bancos da frente. No mercado nórdico, para além dos PV544 também o P120 (Amazon) recebeu esta mais-valia em matéria de segurança.
A invenção, que se estima ter já salvo milhões de vidas, foi patenteada de forma aberta, o que significava que estava (e está desde então) totalmente disponível para que todos os condutores pudessem beneficiar de um pouco da tecnologia de segurança da Volvo, independentemente da marca que estivessem a conduzir, reforçando a frase dos fundadores da marca sueca que ainda hoje norteia os seus valores: “Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.” – Assar Gabrielsson & Gustav Larson – Fundadores da Volvo – 1927.