Arquivos • 18 Out 2022
O Toyota Paseo, também conhecido por Toyota Cynos no Japão, era um coupé lançado em Janeiro 1991, situando-se na base dos coupés da marca nipónica. Partilhava a plataforma e componentes com o Toyota Tercel e o Starlet.
A primeira geração do Paseo, com o código interno de EL40, esteve em produção até Agosto de 1995. Estava equipada com o motor de quatro cilindros em linha 5E-FE, de 1,5 litros de cilindrada, 16 válvulas e dupla árvore de cames à cabeça, desenvolvendo uma potência de 101cv às 6.400rpm e 123Nm de binário às 3200rpm. Em 1993, devido às normas impostas em certos estados, como a Califórnia, os motores foram alterados nessas regiões para debitarem apenas 94cv, mas tinham um binário superior de 136Nm. Acoplado ao motor, estava uma caixa manual de cinco velocidades, podendo ser pedida uma caixa automática de quatro velocidades, que enviavam a potência para as rodas frontais. O peso desta primeira geração encontra-se entre os 870 e os 950 quilos, dependendo do equipamento.
No Japão, haviam dois níveis de equipamento no Cynos, o Alpha e o Beta. A primeira estava equipada com o mesmo motor dos mercados de exportação, mas com 105cv, enquanto a última estava equipada com o motor 5E-FHE, que produzia 115cv, com um sistema que variava o comprimento do colector de admissão. Além disso, a Beta tinha ainda travões de disco nas quatro rodas e suspensão de controlo electrónico TEMS.
Em Setembro de 1995, é então lançada a segunda geração do Paseo, com código EL50, e a mais conhecida em Portugal porque a primeira não se vendeu no nosso país. O design desta geração foi muito mais aperfeiçoado, ficando mais ao gosto do mercado europeu. Nesta geração existiu também uma versão descapotável, apresentada no Salão de Tokyo de 1995 e lançada no mercado em Agosto de 1996, que era transformada nos EUA pela American Sunroof Corporation, a pedido da marca.
Por forma a reduzir as emissões em todos os mercados, o motor disponível passou a ser o 5E-FE com as normas da Califórnia, debitando assim entre 90 a 94cv e 136Nm de binário. Os níveis de equipamento eram o base ST e o melhor Si, com jantes de 14”, rádio Sony de CD, spoiler traseiro e ABS. Esta segunda geração viu o seu peso aumentar, situando-se entre os 910 e os 1000kg, dependendo do equipamento.
No Japão, o Cynos tinha três níveis de equipamento, o Alpha, o Alpha Juno Package e o Beta. O Alpha Juno vinha equipado com o motor 4E-FE de 1,3L de 88cv e caixa automática de quatro velocidades, enquanto o Alpha vinha com o motor 5E-FE de 94cv e o Beta com o motor 5E-FHE de 110cv, ambos acoplados a uma caixa manual de cinco velocidades.
As vendas do Paseo terminaram nos EUA em 1997 e nos restantes mercados em 1999. Não foi um automóvel de muito sucesso, muito por culpa do Celica, que era um automóvel superior e com pouca diferença de preço, para a performance extra que oferecia.