Kruise-Aire, o escritório sobre rodas

Clássicos 17 Jul 2024

Kruise-Aire, o escritório sobre rodas

Tal como hoje, onde a indústria automóvel testa novas formas de locomover a sociedade, muitas vezes através de empresas pequenas e os anos 60 não foram excepção. Este Kruise-Air, concebido por Royce Kershaw Sr. em 1968, como uma nova forma de limousine ou de escritório sobre rodas, para um empresário abastado é um exemplo perfeito disso.

Construído sobre o chassis e mecânica de um Oldsmobile Toronado, o desenho esteve a cargo de Glenn Pray, com algumas orientações de Gordon Buehrig, um dos designers mais conceituados da época.

No interior do Kruise-Aire pode-se encontrar uma televisão, intercomunicadores, telefone, um frigorifico, cadeirões confortáveis, um sistema de som de oito pistas e um fogão, tudo para uma comunidade quase como se estivesse em casa.



Tal como acontece com outros projectos idênticos, o Kruise-Aire não teve continuidade e apenas um exemplar foi construído, que é o que está presente neste artigo. Infelizmente, o próprio Royce Kershaw Sr. não teve oportunidade de ver o projecto terminado, uma vez que faleceu antes do interior ser montado. Este, posteriormente, foi terminado na Howard Areo Aircraft Interiors.

Como curiosidade, o Oldsmobile Toronado utilizado como base para esta transformação era completamente novo e mantém ainda hoje o motor V8 425 original, assim como a caixa automática que envia a potência para as rodas da frente.

No passado dia 22 de Fevereiro foi levado a leilão, pela primeira vez, pois esteve desde sempre na colecção de Royce G Kershaw Jr., tendo percorrido apenas 738 milhas, cerca de 1187 quilómetros. Foi vendido através da Auction by Pearce, responsável por vender toda a colecção, por 24.475 dólares, cerca de 22.600 euros.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube