Wombat, corpo de Hummer num chassis do Volkswagen Carocha

Clássicos 10 Jul 2024

Wombat, corpo de Hummer num chassis do Volkswagen Carocha

Por Tiago Nova

Houve uma época em que os Volkswagen Beetle – ou Carocha, como são conhecidos em Portugal – serviram de base para todo e qualquer tipo de automóvel, sendo desportivos ou até veículos destinados ao uso fora de estrada, alguns produzidos pela própria Volkswagen. No entanto, um grande número de exemplares foram utilizados como base para criar réplicas de automóveis mais caros, e o Hummer não foi excepção (na altura ainda conhecido por Humvee).


Foi assim que nasceu o Wombat, uma espécie de irmão mais novo do Humvee, produzido em cerca de 300 unidades pela Wombat Car Company em Washington nos EUA, empresa fundada em 1997 por Karl Kanthak. Todos os Wombat tinham por base um chassis Volkswagen, no qual era incorporada a carroçaria de fibra de vidro, com uma estrutura de aço para dar maior resistência, contando naturalmente com um desenho similar ao Humvee.


Presente neste artigo está um Wombat que tem como base o chassis de um Volkswagen Carocha de 1969 e inclui algumas alterações mecânicas e de suspensão, como é exemplo a suspensão de triângulos na frente e os amortecedores Fox, para incrementar as suas capacidades fora de estrada. A nível mecânico está equipado com o motor boxer de quatro cilindros da Volkswagen, com 1,8L de cilindrada, com algumas alterações, como dois carburadores Weber 44 IDF e escape Magnaflow.


Já no interior, podemos ver dois bancos SCAT Procar Classic 1500 que, tal como os bancos traseiros, estão estofados em pele. Tem também uma alavanca das velocidades da Gene Berg, instrumentação AutoMeter e uma Rollcage para proteger os ocupantes em caso de capotamento.


No passado dia 17 de Fevereiro foi levado a leilão, através da plataforma Bring a Trailer, sendo vendido por 27.500 dólares, cerca de 25.700 euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube