Museu do Caramulo expõe colecção de automóveis e motos de André Villas-Boas

Eventos 09 Jul 2024

Museu do Caramulo expõe colecção de automóveis e motos de André Villas-Boas

O Museu do Caramulo inaugura, a partir desta quinta-feira, dia 11 de Julho, pelas 10h, a exposição “Uma Paixão sobre Rodas: Colecção André Villas-Boas”, com a apresentação de um conjunto de automóveis, motos e artigos de automobilia que retratam as vivências e a profunda ligação emocional de Villas-Boas ao mundo do universo a motor.

Todas as paixões têm o seu momento de ignição. No caso de André Villas-Boas, tudo começou com as idas ao Estoril e à Exponor, num baú de memórias levadas pela mão do seu Pai, Filipe, e do seu Tio, Pedro Villas-Boas.

Construída ao longo de anos e com uma curadoria puramente pessoal, a colecção de André Villas-Boas reflecte os seus diversos gostos motorizados, que vão desde os clássicos desportivos, como o Lamborghini Miura S, o Porsche 911 RS ou o Ferrari F40, ao universo das duas rodas, com exemplares tão exóticos como a Confederate Fighter ou a Auto Fabrica Type 16. E claro, a competição, pela qual André Villas-Boas tem uma atracção desde criança, cumprindo agora o sonho de poder coleccionar não só os modelos dos grandes protagonistas do passado, como as motos KTM de Cyril Despres e Marc Coma e a sua própria Toyota Hilux, mas também daqueles ainda no activo, como o Peugeot 3008 DKR Maxi de Stéphane Peterhansel e a KTM RC16 de Miguel Oliveira.


A colecção vai ainda mais além, com a demonstração de uma paixão genuína que surpreende pela variedade de exemplares que passam pelo exótico BAC Mono, pelo vibrante Citroën C3 WRC e pelo possante Ferrari 599 GTB Fiorano, mas igualmente pelo clássico MG Le Mans EX 182 e pelo popular FIAT 500 L.

Além deste extraordinário alinhamento de automóveis e motos, a exposição conta também com um conjunto de artefactos pessoais preservados desde a infância e que conectam a paixão de Villas-Boas a todas as suas vivências, das miniaturas aos bilhetes das provas, passando pelos capacetes das lendas com quem se cruzou.

André Villas-Boas criou com o tempo uma extraordinária colecção de automóveis e motos, mas mais do que isso, uma colecção de memórias em constante ebulição que, generosamente, exibe agora – e pela primeira vez – ao vivo no Caramulo, um lugar indissociável da sua paixão motorizada.

A exposição “Uma Paixão sobre Rodas – Colecção André Villas-Boas” estará patente até ao dia 20 de Outubro, no Museu do Caramulo, podendo ser visitada todos os dias entre as 10 e as 18h, já a partir do próximo dia 11 de Julho.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube