Harley-Davidson MT500, a rara mota militar americana com origem italiana

Clássicos 08 Jul 2024

Harley-Davidson MT500, a rara mota militar americana com origem italiana

A Harley-Davidson MT500 é considerada até hoje a mota com maiores capacidades todo-o-terreno da marca americana. A sua descendência é europeia, sendo essencialmente uma Armstrong MT500 britânica, que por sua vez foi inspirada na italiana SWM XN Tornado.


Como unidade motriz, a MT500 conta com um motor de um cilindro arrefecido a ar, com quatro válvulas, a quatro tempos, e com 482cc de cilindrada da Rotax, desenvolvendo 32cv de potência e 38Nm de binário, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. O peso da MT500 era extremamente baixo para uma Harley-Davidson, cifrando-se apenas nos 161kg.  


Para a Harley-Davidson, a MT500 era vista como uma salvação para a empresa, esperando vencer contratos com o exército americano e, dessa forma, vender milhares de exemplares para ajudar com as finanças. Infelizmente, isso não aconteceu e poucas foram as unidades produzidas (pensa-se que não mais que 500), sendo hoje bastante procuradas por entusiastas da marca.


Presente neste artigo está uma Harley-Davidson MT500 de 1999 com o chassis número 000008  que nunca foi registada e percorreu até hoje apenas oito milhas, cerca de 12 quilómetros, apresentando-se num estado igual a nova.


No passado dia 15 de Fevereiro foi levada a leilão, através da plataforma Bring a Trailer, sendo vendida por 9.200 dólares, cerca de 8,5 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube