Electrogenic lança kit para electrificar DeLorean DMC-12

Clássicos 07 Jul 2024

Electrogenic lança kit para electrificar DeLorean DMC-12

A Electrogenic, renomeada empresa de tecnologia de veículos eléctricos a nível internacional, revelou o mais recente modelo que converteu para uma condução eléctrica limpa e sem esforço: o icónico DeLorean DMC-12.

A empresa, sediada em Oxford, no Reino Unido, desenvolveu um kit de conversão EV “plug and play” fácil de instalar para o célebre modelo – que ficou famoso no cinema com os filmes “Regresso ao Futuro”. O pacote, exaustivamente desenvolvido, está agora disponível através da rede global de instaladores cuidadosamente seleccionados pela Electrogenic – que inclui vários parceiros nos Estados Unidos.




O pacote de conversão eléctrica para o DeLorean, que é totalmente reversível, utiliza a tecnologia líder de mercado de sistemas de propulsão eléctrica da Electrogenic para revolucionar o DMC-12, transformando a experiência de condução com um desempenho eléctrico suave e sem esforço.

Steve Drummond, CEO da Electrogenic, afirmou: “Desde a fundação da Electrogenic em 2018, temos visto um grande interesse de todo o mundo na perspectiva de uma conversão eléctrica do DeLorean. Com o seu design de ficção científica – ainda deslumbrante após mais de 40 anos – e o motor decepcionante, é realmente o candidato perfeito para a conversão para a propulsão eléctrica. Estamos agora encantados em revelar ao mundo o nosso pacote de conversão ‘plug and play’. Desenvolvido internamente usando a nossa tecnologia, ele dá ao DMC-12 o desempenho desportivo que a sua forma futurista sempre mereceu.”

O pacote para o DeLorean é a mais recente adição à gama em rápido crescimento de kits de conversão EV “plug and play” da Electrogenic, que já inclui opções para o Land Rover Defender, Jaguar E-type, Mini clássico e Porsche 911. A empresa também é conhecida pelas suas conversões sob medida. Projetos recentes incluem um Rolls-Royce Phantom II de 1929 electrificado para a estrela de Hollywood Jason Momoa.

Electrificando um Ícone

A Electrogenic, conhecida pelas suas conversões EV cuidadosas, transformou agora o DMC-12, dando-lhe o sistema de propulsão de última geração e sem esforço que a sua forma deslumbrante sempre mereceu. Concebido desde o início para ser um automóvel desportivo sustentável, graças ao kit de conversão EV “drop-in” da Electrogenic, o DMC-12 pode agora cumprir plenamente esse objectivo. O DMC-12 electrificado não emite gases de escape e está preparado para uma era de condução com baixo carbono.

A equipa de engenheiros, programadores e fabricantes da Electrogenic desenvolveu cuidadosamente uma solução de sistema de propulsão eléctrica para se encaixar na arquitectura existente do veículo, utilizando modelagem CAD e uma embalagem inteligente para maximizar o espaço disponível.

Concebida desde o início para ser fácil de instalar, a conversão genuinamente “plug-and-play” do DeLorean apresenta baterias OEM novas de 43kWh instaladas no lugar do tanque de combustível sob o compartimento de bagagem dianteiro e acima do motor na parte traseira. O design utiliza o sistema de embalagem de baterias da empresa, ultra eficiente, para fornecer uma densidade de energia incomparável. Como em todas as conversões da Electrogenic, a estrutura original do carro é totalmente preservada; nada é cortado e todas as modificações são totalmente reversíveis.

As baterias alimentam um motor que envia 160kW de potência e 310Nm de binário para uma caixa transaxle de relação fixa, enviando 3.200Nm para as rodas traseiras. A conversão pode ser aplicada tanto a DMC-12s manuais quanto a automáticos.

Graças à potência aprimorada e ao binário instantâneo, o DMC-12 electrificado – que pesa apenas 40kg mais que a versão original com motor de combustão interna – vê transformado o seu carácter para um bem mais desportivo. O novo sistema de propulsão reduz pela metade o tempo de aceleração dos 0 aos 100: o modelo original com motor V6 de 130cv completava o marco de aceleração em pouco mais de 10 segundos, enquanto a versão EV leva menos de 5. Com amplas reservas de potência instantânea em qualquer velocidade, o DMC-12 oferece assim um desempenho musculado, com a travagem regenerativa – que pode ser ajustada de acordo com as preferências do proprietário – a ajudar a manter o novo desempenho sob controlo.




Os engenheiros da Electrogenic também incorporaram várias possibilidades de configuração na experiência de condução com uma série de perfis de condução seleccionáveis para diferentes cenários, desde um modo ‘Eco’ para aumentar o alcance até um ajuste ‘Sport’ aprimorado para máximo desempenho. O kit DMC-12 também apresenta launch control – uma novidade para uma conversão Electrogenic – dando-lhe vantagem nos arranques mais intensos.

A conversão oferece mais de 200 quilómetros de alcance em condução real e carregamento rápido CCS numa hora. O DeLorean, como todas as conversões EV da Electrogenic, também é capaz de devolver energia à rede (V2L), fornecendo 3kW de potência AC de 240V – para que o proprietário possa carregar um computador, alimentar um frigorífico ou até mesmo carregar outro automóvel em movimento.

O primeiro DMC-12 a ser entregue está ainda equipado com uma série de características personalizadas, incluindo Apple Car Play, ar condicionado melhorado e um painel de instrumentos virtual personalizado – exibindo modos de condução, uso da bateria e estado de carga.

As conversões por medida da Electrogenic são realizadas na sua sede e oficina em Oxford, enquanto a gama de kits “drop-in” é oferecida internacionalmente através de uma rede de instaladores parceiros em progressivo crescimento.

Fotografias: Alex Penfold

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube