O Alpha One GTO de Tom Cruise no filme “Vanilla Sky”

Clássicos 01 Jul 2024

O Alpha One GTO de Tom Cruise no filme “Vanilla Sky”

Por Tiago Nova

O Ferrari 250 GTO é um dos automóveis mais icónicos da história, de uma beleza irreverente e intemporal, desejado por muitos, cobiçado por tantos mais, mas ao alcance de poucos, tanto pelo valor pedido na venda, que ultrapassa os largos milhões de euros, como nas unidades produzidas, pois apenas foram construídos 36 exemplares.

É a pensar nos que não estão ao alcance dos modelos originais que entra o Alpha One GTO, uma réplica do Ferrari 250 GTO desenhada e concebida inicialmente por Barry Goldstein da Eagle Engineering, até vender os moldes a Joe Alphabet, com base no Datsun Z, podendo estar equipado com o motor original de seis cilindros em linha, ou então com um motor V8 de origem Chevrolet. Não se sabe quantos exemplares foram produzidos, mas a construção destes foi interrompida quando a Ferrari iniciou uma acção judicial contra a empresa.

Presente neste artigo está o Alpha One GTO mais famoso de todos, pois foi utilizado no filme de 2001 Vanilla Sky, tendo sido conduzido por Tom Cruise. Foi construído tendo por base um Datsun 260Z de 1976 e está equipado com o motor V8 350 da Chevrolet com tampas das válvulas Mickey Thompson, acoplado a uma caixa automática de três velocidades da General Motors. Por baixo da carroçaria de fibra de vidro está o chassis original do Datsun 260Z, com excepção da suspensão que é independente nas quatro rodas.

No passado dia 12 de Fevereiro foi vendido num leilão, através da plataforma Bring a Trailer, por 183 mil dólares, cerca de 170 mil euros. Juntamente com o automóvel seguiu toda a documentação que comprova a sua história, assim como memorabilia relacionada com o filme, incluindo uma miniatura à escala 1/18.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube