O Range Rover modificado pela Wood & Pickett que pertenceu a Peter Sellers

Clássicos 25 Jun 2024

O Range Rover modificado pela Wood & Pickett que pertenceu a Peter Sellers

O Range Rover foi um modelo idealizado pela Land Rover em 1970 para oferecer as mesmas capacidades fora de estrada dos modelos Series mas que, ao mesmo tempo, proporcionasse mais luxo e conforto aos seus ocupantes, podendo assim utilizar o automóvel nas suas tarefas do dia-a-dia e, quando assim o entendessem, poderem ir para terrenos mais difíceis, afastando-se dos Series da época bastante robustos, mas espartanos e rudimentares.


Tal como seria de esperar, o Range Rover foi utilizado como base para várias transformações, umas orientadas para serviços específicos, como veículos de bombeiros ou ambulâncias, e outros destinados a clientes mais abastados, sendo essas conversões mais radicais e luxuosas.


Uma das empresas que mais se focou nas últimas transformações foi a Wood & Pickett, que tinha uma vasta gama de modelos Range Rover alterados, sejam descapotáveis, sejam veículos de seis rodas, destinados, principalmente, ao mercado do Médio Oriente. A empresa foi fundada em 1947 por Bill Wood e Les Pickett, antigos trabalhadores da Hooper, que ficaram famosos por aplicar uma grande dose de luxo aos Mini.


Uma das alterações efetuadas pela Wood & Pickett era a Sheer Rover, onde a frente ganhava um novo desenho, com a aplicação de uma grelha a todo o comprimento e que encobria os faróis.


No artigo de hoje encontramos um raro Wood & Pickett Sheer Rover que foi propriedade do conhecido actor e comediante britânico Peter Sellers, conhecido por ter desempenhado o papel de inspector Clouseau na série Pantera Cor de Rosa.


Peter adquiriu-o novo em 1977, por cerca de 190 mil euros ao dinheiro de hoje, mas apenas foi entregue em 1979. Para além da nova frente, novos pára-choques e alargamentos das cavas das rodas, este Range Rover foi ainda equipado com dois bancos Recaro na frente, bancos estofados em pele preta Connolly e alcântara vermelha, manómetros auxiliares, ar condicionado e um sistema de som melhorado, com speakers nos encostos de cabeça dos bancos. A nível mecânico o motor V8 permaneceu inalterado. Em 1980 foi vendido, possivelmente aquando da morte do actor, e pouco depois ficou fechado numa garagem por mais de 40 anos.  


No passado dia 9 de Fevereiro foi levado a leilão, através da plataforma online da Bonhams, sendo vendido por quase 22 mil libras, cerca de 26 mil euros, superando as expectativas iniciais de venda. Juntamente com o automóvel seguiu um conjunto de jantes Wolfrace, possivelmente as originais aplicadas aquando da conversão da Wood & Pickett.


Classificados

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
João Isidoro Recent comment authors
João Isidoro
Membro
João Isidoro

Tenho um de 1978, também com a preparação da Wood & Pickett, com matrícula portuguesa. Está em muito bom estado e deve ser o único em Portugal

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube