Charade celebra o GP de França de Motociclismo de 1974

21 Jun 2024

Charade celebra o GP de França de Motociclismo de 1974

Sistemas de drenagem, áreas de escape, escapatórias de gravilha, barreiras absorventes de impacto… As medidas de segurança nos circuitos actuais são tão numerosas que hoje é difícil imaginar motos de Grande Prémio a correr no longo circuito de Charade, atingindo velocidades de 250 km/h na descida de Gravenoire com a montanha de um lado e o abismo do outro – porém, esta era a realidade há 50 anos.




Não assumamos, no entanto, que a segurança não era uma preocupação naquele Domingo de Abril de 1974. Para acolher os pilotos nas melhores condições possíveis, foram implantados 20.000 fardos de palha cobertos com filme plástico, juntamente com 138 comissários de pista, 14 médicos, 52 paramédicos e 10 ambulâncias. No final, foi talvez o público que representou o maior perigo naquele dia, com uma multidão enorme contra a qual os 400 gendarmes mobilizados pouco puderam fazer.

Nunca saberemos exactamente quantos eram, alguns até sentados mesmo na pista, mas a história recorda o número como 130.000 – mais do que o recorde actual de assistência do MotoGP detido pelo Circuito Bugatti (em le Mans) com 116.692 entradas. Por milagre, não houve incidentes que perturbassem este dia memorável, marcado pela vitória de Phil Read na classe de 500cc e pelo recorde de volta de Giacomo Agostini a uma velocidade média de 136,5 km/h.

Desta forma, nos dias 13 e 14 de Julho, a terceira edição do Charade Super Show prestará homenagem ao quinquagésimo aniversário deste evento extraordinário. Para a ocasião, cerca de trinta motos vintage estarão em exibição, a maioria apresentada pela Amicale Spirit of Speed. Fundada em 2009 e sediada em Besançon (Doubs), esta associação – a maior do seu género na Europa – reúne quase 400 entusiastas de 12 países e preserva mais de 5.000 motos de corrida de todas as nacionalidades, marcas, épocas e tamanhos de motor.




Os espectadores terão assim a oportunidade de admirar estas máquinas excecionais na pista e aproximar-se delas no paddock, no Charade Super Show que acontece já no próximo mês de Julho.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube