Automóveis franceses antecipam tomada da Bastilha em Lisboa

Eventos 18 Jun 2024

Automóveis franceses antecipam tomada da Bastilha em Lisboa

A era do automóvel em Portugal começa em 1895, quando o Conde D’Avillez decide importar um Panhard & Levassor de origem francesa. Na altura surgiu a dúvida sobre a taxa aduaneira a aplicar a tão estranho veículo, que acabou por ser classificado como máquina movida a vapor.

Desde então, os automóveis franceses criaram uma história ímpar em Portugal, com marcas como a Renault, a Peugeot ou a Citroën a contribuírem para a democratização do automóvel na sociedade portuguesa. Outras marcas também construíram um legado muito particular no nosso país, como a Talbot, a Alpine ou a Hotchkiss.

O Panhard & Levassor de 1895 é hoje um dos destaques do Museu Nacional dos Coches, onde se vai realizar o Encontro dos Franceses, no próximo Sábado. Porém, a festa não se faz só com os modelos de outros tempos – no Museu Nacional dos Coches, marcas como a Peugeot, Citroën, DS ou a Renault vão exibir os sucessores dos automóveis que fizeram história.


Num modelo inédito, o evento do ACP Clássicos do próximo Sábado é aberto ou público, ou seja, a quem tenha um clássico francês e queira trocar experiências com outros proprietários de modelos gauleses, experimentar os novos modelos das marcas presentes no local ou saber mais sobre assuntos relacionados com automóveis clássicos.

De automóvel clássico ou contemporâneo, o evento é aberto a todos os fãs das marcas francesas. O encontro está marcado para as 10h, com as máquinas a manterem-se em exposição até às 13h no exterior do museu.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube