Amalgam Collection revela edição especial do McLaren Senna

Automobilia 05 Jun 2024

Amalgam Collection revela edição especial do McLaren Senna

A Amalgam Collection acaba de revelar uma edição limitada exclusiva de modelos à escala 1:8 que replicam na perfeição o McLaren Senna na sua recentemente revelada pintura Senna Sempre. Limitada a apenas 30 exemplares, esta edição especial é uma celebração da vida e legado do eterno piloto brasileiro Ayrton Senna, e tornar-se-á desde logo um objecto de colecção muito procurado por todos os entusiastas.

A equipa criativa da Amalgam já concluiu entretanto o exemplar número 1 da edição, que foi entregue à McLaren Automotive a tempo para o lançamento do modelo real antes do Grande Prémio do Mónaco do passado dia 26 de Maio. O número 30 da edição foi reservado para a família Senna, enquanto que os 28 modelos restantes estão disponíveis para pré-encomenda directamente na Amalgam Collection. Os proprietários do McLaren Senna também podem adquirir os modelos à escala através da McLaren Automotive.

Cada modelo da Amalgam é o culminar de mais de 3000 horas de design e desenvolvimento meticulosos, criados por artesãos excepcionais com a máxima atenção ao detalhe. A base destas verdadeiras obras-primas concentra-se nos dados CAD confidenciais partilhados com a Amalgam pela McLaren Automotive, que a equipa retrabalhou e refinou através de impressão 3D e acabamento manual de centenas de intrincados padrões.


O processo começa com a criação de moldes, seguida da fundição de cada peça em resina de prototipagem, e prosseguindo com o ajuste de precisão, a pintura e a montagem de cada elemento. Todo este processo intensivo leva mais de 300 horas para ser concluído, resultando numa réplica deslumbrante que capta na perfeição a essência da pintura Senna Sempre. Cada detalhe visível é meticulosamente replicado, incluindo as subtis referências à magustral carreira de Ayrton Senna.

O exterior apresenta um esquema de cores inspirado na bandeira brasileira, com o logótipo “Double S” de Senna exibido no painel azul entre as entradas de ar. A inscrição “Senna” na asa traseira verde brilhante é complementada por linhas intricadas verdes e brancas ao redor da tampa do motor e nas aberturas na base do pára-brisas, aqui recriadas com precisão milimétrica. Os pára-choques dianteiros e traseiros do modelo apresentam marcas de água dos números de corrida usados pelos carros de Fórmula 1 de Ayrton Senna durante as suas cinco vitórias consecutivas no Mónaco, prestando assim homenagem às suas memoráveis performances.

Os painéis laterais apresentam representações em pontilhismo de Ayrton Senna, aplicadas manualmente e com o mesmo nível de dedicação da equipa da McLaren Special Operations em Woking. Os estofos exclusivos amarelos em alcântara amarelo com perfurações verdes podem ser observados através das portas do modelo, revelando assim cada pequeno detalhe, desde o marcador branco das 12 horas no volante até à assinatura de Senna ao lado da sua própria citação: “Não tenho ídolos. Eu admiro o trabalho, a dedicação e a competência.”

Sandy Copeman, Fundador da Amalgam Collection, afirmou: “Embora os nossos modelos sejam frequentemente descritos como obras de arte, e de facto são artísticos na sua criação, na verdade, uma vez que transmitem a essência dos automóveis que representam, a beleza dos nossos modelos depende da beleza do modelo que capturam. Neste caso, não há dúvida de que tanto o carro quanto os modelos são arte.”

A Pintura Senna Sempre

A pintura Senna Sempre homenageia a carreira na Fórmula 1 de Ayrton Senna, incluindo os seus três Campeonatos Mundiais e as cinco vitórias consecutivas no Grande Prémio do Mónaco com a McLaren. Foi criada como parte da associação contínua da McLaren com o Instituto Ayrton Senna, destacando não só a inigualável precisão da pintura, como também os visuais distintos que honram a carreira de Senna na F1, a sua tenaz busca pela perfeição, a sua nacionalidade brasileira e a história de corridas da McLaren – incluindo nas ruas do Mónaco – através de cores vivas e ousadas e de tratamentos interiores personalizados.

Copeman continuou: “O legado de Senna vive nos corações dos fãs de corridas em todo o mundo, bem como através das inúmeras iniciativas de caridade que ele apoiou durante a sua vida, e do Instituto Ayrton Senna, criado em seu nome pela sua irmã Viviane posteriormente. A sua rivalidade com Alain Prost, os seus três Campeonatos Mundiais e as suas pole positions recordistas foram todos testemunhos do seu talento e determinação excecionais. Senna foi um ícone do desporto, um mestre ao volante e será para sempre lembrado como um dos melhores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos.”

Amalgam Collection e McLaren Automotive – Uma Parceria de 15 Anos

Os modelos de grande escala incrivelmente realistas e detalhados da Amalgam são já amplamente reconhecidos pelos proprietários da McLaren em todo o mundo, e esta edição especial aprofunda a estreita cooperação entre a McLaren Automotive e a Amalgam que floresce desde 2009. Desde então, foram criados modelos de edição limitada para a série de automóveis mais inovadores e históricos da McLaren, incluindo o F1, o P1 e o Speedtail, e agora mais recentemente, o McLaren Senna na pintura Senna Sempre. Desenvolvimentos contínuos incluem o McLaren 750S Coupé e Spider à escala 1:8, para os quais a Amalgam oferece também o seu famoso serviço Tailor-Made Bespoke, através do qual é possível criar uma réplica perfeita e profundamente detalhada do exemplar real de um cliente.

“A precisão e a perícia que a McLaren Automotive traz para criar os carros mais excitantes do mundo incita uma paixão igual na equipa da Amalgam para criar modelos que merecem o seu lugar ao lado das belas obras de arte e engenharia que emergem de Woking”, acrescenta Copeman.

Para ficar a conhecer não apenas esta, como também todas as restantes criações da Amalgam Collection, consulte a sua página em www.amalgamcollection.com.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube