Porsche 944 Turbo Cup, o primeiro campeonato de modelo único da marca alemã

Clássicos 27 Mai 2024

Porsche 944 Turbo Cup, o primeiro campeonato de modelo único da marca alemã

O Porsche 944 iniciou a sua produção em 1982 de forma a substituir o 924, como modelo de entrada na gama da marca germânica. Até 1991 foram produzidos mais de 163 mil exemplares, fazendo do 944 o modelo de maior sucesso na marca até à chegada do Boxster.


Em 1986 a Porsche lança a versão mais potente, o 944 Turbo, na qual o motor de quatro cilindros M44 de 2,5L de cilindrada recebe precisamente um turbo, com a potência a passar para os 220cv. A caixa de velocidades foi reforçada, conta com radiadores de óleo para o motor e caixa de velocidades e a suspensão é mais firme. A nível da travagem, recebe o mesmo sistema do 911 com pinças Brembo de quatro êmbolos na frente. Além das alterações mecânicas, o 944 Turbo recebeu também melhorias aerodinâmicas, particularmente visíveis na nova frente.


No mesmo ano a Porsche decide aumentar o seu envolvimento no desporto motorizado para potenciar as vendas dos seus modelos, principalmente do 944, e além de continuar a apostar nas provas de resistência e GT, cria o seu primeiro campeonato monomarca – o Porsche 944 Turbo Cup – em cinco países: França, Alemanha, África do Sul, EUA e Canadá.


Apesar de parecerem idênticos aos modelos de estrada, os 944 Turbo Cup tinham várias alterações, como o turbo maior KKK K26, colector de admissão de magnésio, caixa de velocidades, embraiagem, diferencial e eixo traseiro reforçados, alternador mais pequeno, travagem maior, suspensão melhorada, ABS ajustável e jantes construídas em magnésio. Além disso, é removido tudo o que não faz falta no interior, como o ar condicionado, sendo adicionada uma baquet Recaro e uma rollcage Matter. No total, 192 exemplares foram produzidos para os campeonatos dos cinco países, todos com o código de opção M754.


No Canadá, o campeonato foi patrocinado pela empresa britânica de tabaco Rothmans, sendo conhecida por Rothmans Porsche Turbo Cup Championship, com um total de 38 exemplares produzidos para esse campeonato.


Presente neste artigo está uma das unidades utilizada no campeonato canadiano, que sofreu um profundo restauro, recuperando-o até ao estado com que iniciou a sua vida competitiva em 1988, incluindo a cor Guard Red original.


Este exemplar competiu em sete corridas em 1988, oito em 1989 e apenas numa corrida em 1990, pelas mãos do seu proprietário Reinhold Schill. Após o término do 944 Turbo Cup, competiu em campeonatos do Porsche Club of America até 1998.


No passado dia 24 de Janeiro foi levado a leilão, através da plataforma Marketplace da Hagerty, sendo vendido por 139.488 dólares, cerca de 130 mil euros.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube