Arquivos • 22 Mai 2019

Arquivos • 23 Mai 2024
Snapshot: Um quarto lugar em Monza depois da extrema-unção
Recuemos ao ano de 1976, a Nürburgring e à rivalidade assaz que opunha James Hunt e Niki Lauda.
A 1 de Agosto de realizava-se o GP da Alemanha, no circuito de Nürburgring, uma corrida que esteve para ser cancelada devido às condições da pista depois da chuva torrencial, mas a votação dos pilotos determinou no sentido de realização da mesma.
Depois da ida às boxes para trocar os pneus de chuva pelos de piso seco, o Ferrari conduzido por Lauda saiu de pista e perfurou o depósito de combustível. O automóvel incendiou-se e Lauda foi transportado para o hospital de Manheim com queimaduras severas. Dada a gravidade das lesões e a possibilidade de não sobreviver, Niki recebeu a extrema-unção.
42 dias depois do acidente Lauda voltou à competição em Monza, ficou à frente dos dois colegas da Ferrari na qualificação (Clay Regazzoni e Carlos Reutemann, o último contratado para substituir o austríaco) e terminou a prova num incrível quarto lugar. Na última corrida do campeonato que seria disputada em Fuji continuava na liderança, mas Lauda acabaria por desistir da prova dadas as condições do traçado e à chuva torrencial que teimava em não parar de cair.
No ano seguinte venceu o seu segundo título com as cores da Scuderia Ferrari e não se retirou da F1 sem conquistar o terceiro, desta vez pela McLaren. Um percurso invejável para a quem chegou a receber a extrema-unção.