Automobilia de Aveiro arranca esta Sexta-feira

Eventos 23 Mai 2024

Automobilia de Aveiro arranca esta Sexta-feira

Dos diversos eventos interessantes para os aficionados das máquinas antigas, seguramente que um dos que mais se destaca e pelo qual todos anseiam é a Automobilia de Aveiro que, ao realizar-se fielmente todos os meses de Maio há já 30 anos, marca o ritmo do calendário do mundo dos automóveis e motas antigas em Portugal, arrancando precisamente já nesta Sexta-feira, dia 24 de Maio.

Quando a feira se começou a realizar no início dos já distantes anos 90, o panorama nacional para os amantes dos veículos antigos era deveras limitado e pobre de ofertas no mercado. Embora ainda fosse possível encontrar peças originais em stocks antigos de alguns concessionários e lojas de peças automóvel e moto, o certo é que era essencialmente através de conhecimentos pessoais que se conseguia chegar a alguém que teria na sua garagem as “tais peças” que faltavam para o restauro da máquina.

Com o advento da Automobilia e o seu rápido e progressivo crescimento, não só essa dificuldade foi ultrapassada como também passou a haver um marco anual para essas compras e trocas de material, fazendo com que muitos profissionais vissem no mercado das máquinas clássicas uma óptima oportunidade de negócio. Foi assim que nasceu uma grande parte das empresas que hoje actuam no nosso mercado.


Porém, a importância da Automobilia não se mede apenas pelas oportunidades de compra, venda e troca de peças e viaturas, mas também por todo o mundo dos diversos materiais e equipamentos ligados aos automóveis, motas e bicicletas, desde a literatura, manuais, publicidades, ferramentas, equipamentos, miniaturas, adereços, entre muitos outros.

As exposições temáticas, sempre diferentes a cada ano, constituem um motivo extra que enriquecem cada edição da feira, e neste ano existem variados motivos de sobra para cativar as atenções: haverá várias efemérides a celebrar (como os 100 anos da MG, o centenário do Fiat 509, os 90 anos do Citroën Traction Avant, os 80 anos do Desembarque da Normandia, os 70 anos do Alfa Romeo Giulietta, bem como os 50 anos do 25 de Abril) mas também um comparativo do design de motas dos anos 70, quando as japonesas baralharam o mercado mundial. Um conjunto representativo das máquinas italianas vencedoras de ralis mundiais estará igualmente presente, acompanhado de uma interessante exposição de miniaturas alusivos ao tema, e a feira acolherá também uma grande reunião de automóveis japoneses dos anos 70 (em colaboração com o AJA – Amigos dos Japoneses Antigos), ilustrando por fim a evolução da bicicleta desde o século XIX até aos inícios do século passado.

E a tudo isto ainda se juntam as diferentes exposições disponibilizadas pelas diversas entidades convidadas, como é o caso do Museu do Ar, da Marinha Portuguesa, do Museu do Exército, da Infraestruturas de Portugal SA, do Museu Ferroviário, da GNR, da PSP, do Museu do Caramulo, da Associação Portuguesa de Veículos Militares e da presença de inúmeros clubes de automóveis, motos e bicicletas, que contribuem grandemente para a riqueza de cada Automobilia!

Não se esqueça de trazer o seu clássico e estacioná-lo gratuitamente no recinto da feira. Se trouxer uma bicicleta antiga, participe igualmente no Passeio de Bicicletas Antigas no Domingo de manhã e aproveite também a oportunidade para fazer um roteiro gratuito por Aveiro em autocarro antigo, numa colaboração com o Clube de Viação Clássica.

Definitivamente, muitas actividades para ver e para se deliciar, mas também muito para conviver e poder usufruir de um fim-de-semana bem passado, a começar já amanhã.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube