Ducati homenageia Ayrton Senna com edição limitada da Monster

21 Mai 2024

Ducati homenageia Ayrton Senna com edição limitada da Monster

A Ducati presta homenagem a Ayrton Senna com a apresentação da Monster de edição limitada de coleccionador que homenageia a extraordinária carreira e o legado do piloto brasileiro. O número limitado de unidades é precisamente uma homenagem à lenda: 341 – 3 é o número de títulos mundiais conquistados por Senna na Fórmula 1, e 41 o número de Grandes Prémios que Ayrton terminou a celebrar no degrau mais alto do pódio.

A edição especial da Monster Senna pretende ser assim uma celebração da sólida relação que se estabeleceu entre a Ducati e o campeão brasileiro, uma paixão mútua entre duas lendas do mundo motorizado que a fabricante de motos sediada em Bolonha cultiva até aos dias de hoje através do relacionamento com a família de Ayrton e com a Senna Brands. Esta colaboração levou à criação da pintura especial, desenhada pelo Centro Stile Ducati. 

A escolha da Monster como modelo de base para criar esta edição limitada está também ligada à história de Ayrton, que foi um dos primeiros proprietários da Monster 900, que usava para se deslocar em Monte Carlo e na qual apareceu na noite de gala do Grande Prémio do Mónaco de 1993. Ayrton gostou do conceito simples da Monster, de querer trazer a diversão na condução para a essência do motociclismo: um motor desportivo, perfeito para utilização em estrada, chassis derivado da Superbike, guiador largo e sem carenagem. A Monster Senna homenageia desta forma o talento do tricampeão mundial com uma pintura especial em amarelo, verde e azul inspirada na cor do capacete que o piloto usou nas corridas ao longo da sua carreira.


A apresentação da moto dedicada pela Ducati a Senna aconteceu no paddock do autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola , por ocasião do Grande Prémio de F1. A memória da ligação entre Senna e a Ducati foi transmitida através das palavras de Claudio Domenicali (CEO da Ducati), Bianca Senna (CEO da Senna Brands), e também com uma contribuição de Stefano Domenicali (Presidente e CEO da F1). 

Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding: “Ayrton Senna foi e ficará para sempre como um ícone. Uma lenda do desporto, uma pessoa extraordinária, mas também um motociclista apaixonado, que queremos homenagear com uma edição especial de um dos modelos mais icónicos da nossa gama: a Monster. Senna foi um dos primeiros proprietários da Monster 900 e representava perfeitamente os valores desta moto: estilo, ousadia e diversão. A Monster Senna é uma demonstração de como nos sentimos honrados em poder definir um campeão deste nível incrível, como um verdadeiro Ducatista.”

Bianca Senna, CEO da Senna Brands: “A parceria com a Ducati é histórica e muito relevante até hoje. A Monster é uma moto perfeita para relembrar o estilo de vida de Ayrton, focada em alta performance, mas com a capacidade de desfrutar de momentos de lazer. Os fãs de todo o mundo que admiram Ayrton encontrarão nesta parceria uma homenagem genuína ao seu legado”.

A história da Ducati e Ayrton Senna

Os caminhos da Ducati e de Ayrton Senna cruzaram-se pela primeira vez em 1990, quando Claudio Castiglioni, então proprietário da Ducati e fã apaixonado de Senna e do seu talento inato, ofereceu ao tricampeão mundial uma 851 SP. Nos anos seguintes, Senna e a Ducati perceberam que tinham muitos valores em comum, e quando o Campeão do Mundo viu a nova Ducati 916 em pessoa ficou absolutamente fascinado por ela, dando origem à ideia de uma colaboração num projecto especial capaz de unir a marca Ducati e a marca Senna.

Assim nasceu a Ducati 916 Senna, uma moto caracterizada por uma pintura escolhida pessoalmente pelo piloto brasileiro, optando por um gráfico contrastante entre cinza antracite, preto mate e vermelho, que se tornou icónica nos anos seguintes. A série especial, limitada a apenas 300 unidades, foi anunciada pela Ducati em Março de 1994. 

O trágico acidente em que Ayrton Senna perdeu a vida ocorreu poucos meses antes do início da produção da Ducati 916 Senna e parou todas as operações ligadas a Ayrton, mas a discussão subsequente entre a Ducati e a família de Senna convenceu as partes a prosseguirem com o projecto em memória de Ayrton, com a apresentação a ter lugar no Salão do Automóvel de 1994. A primeira série esgotou em pouco tempo, e foi seguida por mais duas, em 1997 e 1998, com cores escolhidas pelo irmão de Ayrton, Leonardo Senna.

A colaboração com a Senna Brands foi retomada em 2014 com a Panigale 1199, com base na qual foi criada uma série limitada de 161 unidades – o mesmo número de Grandes Prémios disputados por Ayrton – reservada para o mercado brasileiro. Todas as Ducati Senna são muito procuradas por coleccionadores de todo o mundo.

Componentes de referência

A Monster Senna é equipada com componentes que, além do lado estético, também melhoram as qualidades dinâmicas da moto e que permitem atingir um peso sem combustível de 175 kg, ou seja, 4 kg a menos que o modelo de série, já referência na categoria em leveza.

A atual Monster, uma reinterpretação moderna da fórmula original, é uma moto leve, fácil, ágil e rápida. É animada pelo motor Testastretta 11°, um bicilíndrico de 4 válvulas refrigerado a líquido com distribuição desmodrómica que produz 111 cavalos de potência, fiável e divertido graças a uma curva de entrega completa a todas as rotações. Apresenta um chassis extremamente funcional e eficaz inspirado nas Ducati Superbike, suspensão Öhlins totalmente ajustável e desportiva, jantes forjadas, um sofisticado sistema de travagem com pinças dianteiras BremboStylema e electrónica topo de gama do segmento.

A estética da Monster Senna, para além da decoração especial, é realçada pela fita amarela, verde e azul nas jantes pretas, especialmente feitas para este modelo, e pelo amarelo nas pinças de travão e nos silenciadores em fibra de carbono homologados pela Termignoni. Outros elementos distintivos deste modelo são o banco especial, a protecção do motor e a animação dedicada do painel de instrumentos, mostrada quando a ignição é ligada.

Finalmente, cada moto é tornada única por uma placa nas mesas de direcção com o nome do modelo e número da moto, bem como por um certificado de autenticidade e a presença de uma capa de moto específica. 

A página dedicada no website Ducati.com contém todas as informações sobre esta moto especial, juntamente com a história da relação entre a Ducati e Senna.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube