Clássicos • 07 Fev 2021

Clássicos • 29 Abr 2024
McLaren F1, uma oportunidade única
A rara oportunidade de adquirir um verdadeiro pedaço de história automóvel aproxima-se com o leilão online da Sotheby’s Sealed, que terá lugar entre os próximos dias 13 e 16 de Maio: trata-se nada mais nada menos do que o único McLaren F1 com acabamento em Creighton Brown e, simultaneamente, um dos exemplares com menor quilometragem existente, com uns espantosos 410 quilómetros no odómetro.
Pináculo da engenharia automóvel e vestido por um design intemporal, o McLaren F1 é também, em si mesmo e de pleno direito, uma peça de colecção com um valor estimado de venda que poderá ultrapassar os 20 milhões de dólares. Esta verdadeira obra de arte em movimento continua a ser, ainda hoje, o automóvel de produção com motor naturalmente aspirado mais rápido do mundo, o que lhe confere uma aura ainda maior.
“Desde o momento do seu lançamento, o McLaren F1 foi um clássico. Com um preço de quase um milhão de dólares, era o automóvel mais caro alguma vez posto à venda na altura. Apesar disso, os verdadeiros entusiastas podiam facilmente justificar o seu preço exorbitante, tendo em conta as inovações e tecnologias utilizadas por Gordon Murray na sua busca intransigente de criar o melhor carro de condução de todos os tempos. Aos olhos de muitos, atingiu esse grande objectivo quando era novo e continua a ser considerado um dos melhores carros de condução alguma vez produzidos, mais de trinta anos após o seu lançamento. Muitas vezes apelidado de ‘o Ferrari 250 GTO dos tempos modernos’, poucos bens tiveram a valorização do McLaren, sendo comparado a obras de arte intemporais expostas nos museus mais famosos do mundo. Não é apenas um veículo; é uma obra-prima”, afirma Shelby Myers, Director de Vendas Privadas da RM Sotheby’s.
Em exposição na sede da Sotheby’s em Nova Iorque a partir de 3 de Maio, irá dez dias depois a leilão, tendo certamente como destino um lugar à altura da sua raridade.
Fotografias: Sotheby’s Sealed