Clássicos • 18 Fev 2022
A história do Ferrari 365 GTS/4 Daytona Spider que pertenceu a Sydney Pollack
O Ford Thunderbird foi lançado em 1954, sendo o primeiro automóvel de dois lugares da marca desde 1938. Foi desenvolvido em resposta ao Chevrolet Corvette e idealizado por Robert S. McNamara, tendo no entanto seguido um caminho ligeiramente diferente, pois o Corvette queria rivalizar com os desportivos europeus, enquanto o Thunderbird pretendia ser um automóvel mais luxuoso, com linhas desportivas, um segmento que ficaria conhecido por personal luxury car.
Em 1961 é lançada a terceira geração do Thunderbird, com linhas desenhadas por Bill Boyer. Esteve à venda apenas até 1963, mas com resultados muito favoráveis: nesses três anos de produção foram vendidas mais de 214 mil unidades.
A nível mecânico estava equipado apenas com o motor V8 FE com três cilindradas (6,4, 6,7 e 7,0L), todos acoplados a uma caixa automática Cruise-O-Matic MX de três velocidades.
Presente neste artigo está o único Ford Thunderbird Italien produzido para o evento Custom Car Caravan organizado pela Ford em 1963, o ano em que a marca tentou adquirir a Ferrari. Nasceu como um Thunderbird Convertible tradicional, saindo da linha de produção directamente para a Dearborn Steel Tubing, para ser optimizado segundo os desenhos elaborados pela Ford Styling.
De entre as alterações efectuadas, podemos destacar o tejadilho fastback produzido em fibra de vidro, que dá um look mais desportivo, grelha inspirada nos Ferrari, assim como todos os cromados aplicados, sem esquecer a cor Candy Apple Red. O interior foi completamente redesenhado, não partilhando praticamente nada com o os Thunderbird de produção.
Posteriormente, foi utilizado em contexto expositivo em diversos concessionários da Ford espalhados pelos EUA. Como seria de esperar, este automóvel nunca foi construído com o intuito de ser produzido em série, mas sim com o propósito de demonstrar o que a Ford era capaz no campo da personalização automóvel. Por esse facto, apenas um exemplar foi construído e, felizmente, sobreviveu até aos nossos dias, sendo salvo de ir para a sucata como acontecia com muitos protótipos na época.
Logo após ser utilizado pela Ford, este Thunderbird Italien foi adquirido pelo actor Dale Robertson, passando, posteriormente, por diversos proprietários e colecções. Em 2005 foi adquirido por Tom Maruska, que o submeteu a um merecido restauro, terminado em 2008.
Foi levado a leilão, através de um evento organizado pela RM Sotheby’s em Miami, nos passados dias 1 e 2 de Março, sendo vendido por 456 mil dólares, cerca de 418 mil euros.
Clássicos • 18 Fev 2022
A história do Ferrari 365 GTS/4 Daytona Spider que pertenceu a Sydney Pollack
Clássicos • 24 Ago 2023
Ferrari 500 Mondial destruído em incêndio vendido por 1,9 milhões de dólares
Clássicos • 07 Set 2023
Este Porsche 993 Turbo está equipado com o raro kit de potência WLS