Automobilia de John Surtees vai a leilão

Automobilia 04 Abr 2024

Automobilia de John Surtees vai a leilão

Um conjunto de artigos memoráveis de automobilia relativos à carreira de John Surtees, proveniente do espólio da falecida Patricia Phyllis Surtees (nascida Burke), vai a leilão no próximo dia 14 de Abril, no âmbito da Goodwood Members’ Meeting Sale organizada pela Bonhams|Cars.

Em Fevereiro de 1962, Pat casou-se com o lendário piloto de corridas da Fórmula 1, John Surtees. Extremamente conhecedora e entusiasmada com o desporto, Pat sentia-se sempre mais à vontade entre os pilotos, mecânicos e equipas de corrida do que numa eventual vida doméstica. Mesmo após o seu casamento com John ter terminado em 1979, a sua dedicação à Fórmula 1 permaneceu com ela durante toda a sua vida.

As peças em destaque são todas objectos autênticos da época do seu casamento com John Surtees, destacando-se os itens de 1964 – o ano em que John venceu o Campeonato Mundial de Pilotos de Fórmula 1 enquanto conduzia pela Ferrari, alcançando um feito inédito até e desde então.

De facto, entre 1956 a 1960, correu com motos de 350 e 500cc para a famosa equipa italiana MV Agusta, vencendo sete campeonatos mundiais. Posteriormente, Enzo Ferrari (que tinha gerido uma equipa de corridas de motos na década de 1930) era um grande admirador da paixão e espírito de luta demonstrados por Surtees, e contratou-o como seu piloto número um de F1 para 1963. No Grande Prémio da Alemanha desse ano, no poderoso Nürburgring, uma luta feroz com o Lotus de Jim Clark resultou na primeira vitória de John Surtees no campeonato.

Em Itália, o antigo herói das motos, conhecido como “Filho do Vento” e “João, o Grande”, foi aclamado como o salvador da Ferrari. Apelidado de “Big John” em inglês, também se tornou “Fearless John” (John Destemido) – especialmente em 1964, depois de obter outra brilhante vitória no assustador e perigoso Inferno Verde, onde bateu Graham Hill num BRM. Com outra vitória, em Monza, Surtees estava na luta pelo título. O mesmo acontecia com os seus compatriotas Hill e Clark, que também tinham ganho duas corridas cada um. No confronto pelo campeonato no Grande Prémio do México, o Lotus de Clark viu o seu progresso comprometido por uma fuga de óleo e o BRM de Hill foi acidentalmente empurrado para fora da competição pelo Ferrari de Lorenzo Bandini, com o seu colega de equipa Surtees a terminar em segundo lugar, tornando-se logo ali Campeão do Mundo – o primeiro e único, até e desde então, a vencer o campeonato do mundo de pilotos nas categorias rainha das duas e quatro rodas.

Regressando a Pat, esta nunca deixou de acompanhar todos os pilotos de F1 nos treinos, qualificação e na própria corrida até falecer em 2023. Os destaques desta colecção notável que vão agora a leilão incluem (com preços originais em libras):

  • Troféu de Campeão Mundial de Pilotos da FIA de 1964, estimativa de £12.000 a £15.000;
  • Cronómetro Lemania Nero de Pat Surtees e livros de registos de voltas Ferodo, estimativa de £2.000 a £3.000;
  • Um par de decantadores de vidro com topos de prata atribuídos a John Surtees pela B.M.C.R.C., estimativa de £1.000 a £1.500;
  • Dois pósters do Grande Prémio do Mónaco, de 1965 e 1966, estimativa de £800 a £1.000;
  • A faixa do vencedor do Grande Prémio da Alemanha de 1964, estimativa de £800 a £1.000.

Para mais informações complementares, visite a página desta importante venda em Goodwood Members’ Meeting Sale.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube