Rupp Go-Joe, considerada a primeira moto-quatro da história

Clássicos 02 Abr 2024

Rupp Go-Joe, considerada a primeira moto-quatro da história

Em 1982, a Suzuki lançou o mercado das moto 4 com a QuadRunner; no entanto, mais de uma década antes, houve um motociclo de configuração semelhante que é esquecida praticamente por todos: a Rupp Go-Joe.


A Rupp Industries foi fundada em 1959 por Mickey Rupp com vista à produção de veículos ATV, minimotas, snowmobiles, karts (entre outros veículos), principalmente destinados ao uso recreativo e fora de estrada, tendo alcançado bastante sucesso.


Um dos productos em que a Rupp demonstrou a sua inovação, granjeando bastante sucesso na década seguinte, foi a Go-Joe – considerada a primeira moto 4 da história. Lançada em 1970, estava apenas disponível com duas cores, branca ou vermelha. Não se sabe quantos exemplares foram produzidos, nem quanto durou a produção, mas pensa-se que terá sido até a Rupp fechar, em 1978.


Presente neste artigo está uma Rupp Go-Joe de 1970 equipada com um motor monocilíndrico Honda GX200, com 196cc de cilindrada a quatro tempos, com uma potência anunciada de 5,5cv. No passado dia 8 de Janeiro foi levada a leilão, através da plataforma Bring a Trailer, sendo arrematada por 3.200 dólares, o equivalente a quase três mil euros.  


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube