Clássicos • 07 Jul 2022
Bitter SC, o raro automóvel germânico produzido com base no Opel Senator
Decorria o ano de 1958 quando Colin Chapman desenvolveu o seu primeiro monolugar, o Type 12, inicialmente para a Fórmula 2, mas que viria igualmente a competir na Fórmula 1. Com este, Chapman aplicou as suas premissas pelas quais sempre foi conhecido: baixo arrasto aerodinâmico e baixo peso, com um chassis tubular coberto por uma carroçaria produzida em alumínio, totalizando apenas 320kg de peso. Em resumo: “Simplify, then add lightness” (“Simplificar, depois acrescentar leveza”, em tradução livre).
Para locomover o Type 12, Chapman escolheu o motor de quatro cilindros em linha Coventry-Climax FPF de 2,0L de cilindrada e duas árvores de cames à cabeça, debitando 175cv de potência. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa manual de cinco velocidades transaxle da Ansdale-Mundy, com accionamento sequencial, e diferencial ZF.
No total, sete chassis do Lotus Type 12 foram construídos, dos quais cinco competiram pela equipa oficial.
Neste eartigo encontramos o Lotus Type 12 com o chassis número 353 com que Graham Hill se estreou na Fórmula 1 inicialmente em Silverstone e, posteriormente, no Grande Prémio do Mónaco de 1958. Em 1959 foi vendido a John Fisher que colocou a competir ao volante Bruce Halford e a italiana Maria Teresa de Filippis, a bordo deste mesmo exemplar.
No próximo dia 10 de Maio, este Type 12 irá regressar ao Mónaco para o leilão Les Grandes Marques à Monaco organizado pela Bonhams. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 290 e os 390 mil euros.
Clássicos • 07 Jul 2022
Bitter SC, o raro automóvel germânico produzido com base no Opel Senator
Clássicos • 13 Mar 2023
Hildebrand & Wolfmüller, a primeira mota de produção em série
Clássicos • 21 Jul 2023
Lotus Type 107C pilotado por Pedro Lamy foi uma das estrelas do leilão da Bonhams em Goodwood