Protótipo do Dia: Suzuki R/S1

Clássicos 29 Mar 2024

Protótipo do Dia: Suzuki R/S1

Por Tiago Nova

No Salão de Tokyo de 1985 a Suzuki apresentou um elegante automóvel desportivo descapotável, de apenas dois lugares e motor central. A sua concepção tinha como objectivo a produção de um automóvel ágil e leve, com muito ênfase neste último ponto, e com a carroçaria toda construída em fibra de vidro.


O motor que equipava este automóvel é o G13B, que viria a ser colocado no icónico Suzuki Swift GTI lançado em 1986. De quatro cilindros em linha, era construído todo em alumínio, e anunciava 1,3L de cilindrada, com duas árvores de cames à cabeça e 16 válvulas, desenvolvendo 101cv de potência às 6.600rpm e 112Nm de binário às 5.000rpm. Acoplado ao motor está uma caixa manual de cinco velocidades, que envia a potência para as rodas traseiras.


Pode parecer pouco, mas não deixa de ser um motor “nervoso” e, num automóvel leve como o R/S1 que pesa apenas 720kg – ou ainda como no Swift GTI – as prestações são excelentes. A suspensão foi o segundo ponto a ter em conta, sendo por isso independente nas quatro rodas, utilizando a mesma geometria que viria a ser implementada no Swift GTI.


Infelizmente, o Suzuki R/S1 nunca avançou para a produção em série e apenas uma unidade foi construída. Poderia ter sido um modelo de sucesso, caso o seu valor de venda fosse equilibrado; no entanto, a Suzuki apenas construiu este automóvel como demonstração do que conseguiam fazer com um motor de baixa cilindrada.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube