Protótipo do dia: Fiat 128 Pulsar

Clássicos 15 Mar 2024

Protótipo do dia: Fiat 128 Pulsar

Por Tiago Nova

O Fiat 128 foi o primeiro automóvel da marca italiana com tracção frontal, lançado em 1969 para substituir o 1100R, encontrando-se disponível nas carroçarias berlina, carrinha e coupé. Foi concebido por Dante Giacosa e esteve em produção até 1985.


Para locomover o Fiat 128 estavam disponíveis dois motores a gasolina desenvolvidos por Aurelio Lampredi, de 1,1 e 1,3L de cilindrada, acoplados a uma caixa de quatro velocidades. Venceu o título de Carro Europeu do Ano em 1970, muito devido à sua configuração de motor dianteiro e tracção igualmente dianteira, o que fazia com que ganhasse bastante volume interior.


Em 1971, Giovanni Michelotti criou um automóvel desportivo com base na plataforma e mecânica do Fiat 128 Coupe, que designou de 128 Pulsar. Além do seu design completamente diferente, mais arrojado e em cunha, típico dos anos 70, este automóvel também tinha várias funcionalidades de segurança, como os pára-choques com amortecedores de impacto – sendo um dos primeiros automóveis a utilizar este sistema – e uma melhor protecção lateral.


Foi apresentado ao público pela primeira vez no Salão de Turim de 1971, inicialmente de cor amarela, a qual também teve um papel importante no estudo de segurança, por ser uma cor bastante visível. Em 1972 foi de novo levado ao Salão de Turim mas, desta vez, pintado de vermelho.


A nível mecânico, como escrito acima, estava equipado com o mesmo motor do 128 Coupe, neste caso o quatro cilindros de 1,3L de cilindrada e 75cv. Este protótipo nunca avançou para a produção e o seu paradeiro na actualidade é desconhecido.


Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube