Novos Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach: Os mais potentes de sempre

Modernos 12 Mar 2024

Novos Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach: Os mais potentes de sempre

A Porsche está a expandir a gama da sua berlina desportiva totalmente eléctrica ao incluir os novos Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach, pensado para circuito e que dispensa os bancos traseiros em prol de uma melhor relação peso-potência.

As duas versões podem debitar mais de 1100cv de potência máxima e, em combinação com as várias medidas de construção de baixo peso e aerodinâmica, elevam a fasquia em termos de dinâmica de condução, com o eixo traseiro a utilizar um inversor mais potente e eficiente que faz uso do carboneto de silício como material semicondutor.

Apesar de só chegar agora ao mercado, é já um recordista: no passado dia 23 de Fevereiro de 2023, o Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach tornou-se no veículo eléctrico de produção em série mais rápido no Weathertech Raceway Laguna Seca, na Califórnia. Com um tempo de 1:27.87 min, Lars Kern, piloto de desenvolvimento da Porsche, fez uma volta mais rápida do que qualquer outro com um veículo eléctrico homologado para estrada.

Pouco tempo antes, uma versão de pré-produção deste novo modelo estabeleceu igualmente um novo recorde na sua classe em Nürburgring. Também com Kern ao volante, foi registada uma volta em 7:07.55 min no Nordschleife, um tempo 26 segundos mais rápido do que a volta mais rápida conseguida por Kern ao volante do Taycan Turbo S equipado com o Pacote Performance em agosto de 2022. Este tempo representa também o novo recorde para veículos eléctricos de produção em série e, para além disso, torna o Taycan Turbo GT o veículo de quatro portas e com qualquer tipo de motorização mais rápido em Nürburgring.

“Os dois recordes em Laguna Seca e no Nordschleife demonstram o grande potencial do Taycan em circuito”, afirma Kevin Giek, Model Line Vice President. “Para provar o seu valor em circuito, não basta ter o máximo de potência possível. O pacote global de aceleração e travagem, aderência em curva, aerodinâmica, estabilidade e afinação têm de estar certos. No Taycan Turbo GT e no Taycan Turbo GT com Pacote Weissach, os nossos engenheiros conseguiram-no de uma forma absolutamente impressionante. Eles já fizeram um excelente trabalho com os modelos Taycan recentemente atualizados, mas os novos veículos GT, uma vez mais, elevam de forma clara a fasquia em termos de dinâmica de condução”.

“A pista de Laguna Seca leva o Taycan Turbo GT ao limite. É o pacote global que faz a diferença”, diz Kern, piloto de desenvolvimento da Porsche. “O Turbo GT com Pacote Weissach estabelece novos padrões em quase todas as métricas. Estes incluem a aceleração e a travagem, um Attack Mode que tem uma utilização intuitiva e um grupo propulsor concebido para a máxima tracção e performance. Os níveis de aderência em curva são igualmente impressionantes. A capacidade de controlo e a leveza são inacreditáveis. Os pneus funcionam muito bem e temos o equilíbrio certo em todas as situações de condução. É incrivelmente divertido de conduzir este veículo no circuito de Laguna Seca”.

Quando activado o Attack Mode, através de um botão, estão disponíveis até 120kW de potência adicional durante 10 segundos. Este modo é baseado na função Push-to-Pass dos modelos Taycan2 e está optimizado para a condução em circuito, funcionando de forma semelhante aos veículos de competição 99X que a Porsche utiliza no Campeonato do Mundo de Formula E. Quando activa, esta função tem um contador decrescente no painel de instrumentos e possui uma animação dinâmica no velocímetro.

Em comparação com a função Push-to-Pass dos outros modelos Taycan, o Attack Mode oferece mais 50 kW de potência e é operado e disponibilizado de diferentes formas: em alternativa ao pressionar do botão localizado no volante, o Attack Mode também pode ser activado e desactivado através da patilha do volante do lado direito. Desta forma, a função fica mais fácil de utilizar em circuito. “Também é possível activar o impulso com as luvas de competição e sem tirar a mão do volante”, explica Kern. “Com este tipo de funcionamento simples, seguro e rápido, os modelos Taycan Turbo GT estão adaptados às necessidades de um piloto de competição”. Com a patilha do volante à esquerda é possível ainda adaptar o nível de recuperação de energia mediante a situação de condução.

Alterações no grupo propulsor

A Porsche atualizou recentemente a gama Taycan e, de um modo geral, aumentou a potência do desportivo eléctrico. Entre várias modificações, o grupo propulsor melhorado com um novo motor no eixo traseiro permite uma performance superior em comparação com os antecessores. Equipados com um inversor mais potente, as duas novas versões Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach debitam 580kW. Com o Launch Control, a potência aumenta para os 760kW em overboost ou até 815kW durante dois segundos, de acordo com o método de medição do pico de potência.

O Taycan Turbo GT só necessita de 2,3 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, ou apenas 2,2 segundos com o Pacote Weissach. Isto torna o modelo até duas décimas de segundo mais rápido do que o Taycan Turbo S. A diferença na aceleração de parado até aos 200 km/h é ainda maior: 6,6 ou 6,4 segundos para o Taycan Turbo GT sem/com Pacote Weissach, respectivamente. Neste parâmetro, o novo topo de gama é até 1,3 segundos mais rápido do que o Taycan Turbo S.

O inversor é o componente chave para controlar o motor eléctrico. Nas duas versões do Taycan Turbo GT são utilizados inversores com uma corrente máxima de 900 amperes no eixo traseiro. Estes fornecem ainda mais potência e binário do que o inversor de 600 amperes do Taycan Turbo S. Para uma melhor eficiência, o carboneto de silício é também utilizado como material semicondutor no inversor. Esta medida reduz de forma significativa as perdas de comutação no PWR e permite frequências mais elevadas. A relação de transmissão e a robustez da caixa de velocidades também foram melhoradas, o que permite valores de binário mais elevados. Nas duas versões o binário máximo é de até 1.340 Nm. A autonomia dos modelos Taycan Turbo GT é de até 555 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Asa traseira com flap e cores exclusivas: aerodinâmica e design exterior

A Porsche desenvolveu um spoiler dianteiro com aeroblades especificamente para o Taycan Turbo GT. Já a traseira é dominada por uma asa adaptativa com “Gurney flap” com acabamento em carbono brilhante.

Os faróis em LED Matrix são de série e podem ser actualizados para os faróis em LED HD-Matrix, disponíveis como opção sem custos adicionais. Já o perfil lateral revela uma série de componentes em fibra de carbono, com os frisos das janelas laterais pintados em preto (brilhante).

Enquanto o Taycan Turbo e o Taycan Turbo S se distinguem dos outros modelos da gama com os elementos em Turbonite, o Taycan Turbo GT tem um carácter mais desportivo. As duas versões apresentam o Escudo Porsche a cores no capot, bem como nos centros das jantes. O logótipo “Turbo GT” na traseira é pintado em preto (mate).

O novo topo de gama elétrico está disponível num total de seis cores, incluindo as novas opções Azul Pale Metalizado e Violeta Céu Metalizado. As duas cores estão reservadas em exclusivo para o Taycan Turbo GT durante um ano. O extenso programa Paint to Sample da Porsche Exclusive Manufaktur oferece outras opções de personalização e, para além disso, está disponível um conjunto de películas com o logótipo Taycan na parte inferior das portas e no capot dianteiro em Azul Volt ou em Preto (mate ou brilhante), numa evocação da característica tradição da marca.

Bacquets de série num ambiente desportivo

Os elementos em Race-Tex com acabamentos em Pele em Preto são de série. Também de série estão incluídas as bacquets com acabamento em carbono. A remoção de todo o equipamento que não é necessário para a condução em circuito permitiu reduzir cerca de 70 kg em comparação com o Taycan Turbo GT sem o Pacote Weissach. Em vez do habitual sistema de bancos traseiros, existe um revestimento em carbono de baixo peso, feito à medida, com um compartimento de arrumação atrás dos bancos do condutor e passageiro dianteiro.

O relógio analógico do Pacote Sport Chrono, geralmente localizado no topo do tablier, também é dispensado, bem como os tapetes para os pés e da bagageira, sendo também utilizado menos material de isolamento. O Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach apenas tem uma entrada de carregamento no lado do passageiro com funcionamento manual, e os vidros especiais com isolamento acústico e térmico e o Pacote de Som Plus também permitem poupar peso.

A chegada destas novas versões ao mercado, que encimam a oferta eléctrica da marca de Estugarda, vem acompanhada de um preço que arranca a partir dos 252 mil euros. Com esta etiqueta, os afortunados clientes têm acesso a um novo patamar de sensações que só um modelo deste calibre permite atingir.

Fonte: Porsche

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube