Clássicos • 26 Nov 2022
Clássicos • 11 Mar 2024
Nismo desenvolve motor de duas árvores de cames à cabeça para os Nissan Z da primeira geração
Em 1969 nasce a linhagem Z com o Datsun 240Z da geração S30, com um design soberbo elaborado por Albrecht Goertz, tecnologia moderna, preço relativamente baixo e uma boa performance, elementos que fizeram do Z um automóvel de sucesso, tanto na estrada, como nas pistas, marcando na altura uma viragem de pensamento no que respeita aos automóveis nipónicos.
Debaixo do capot estava o motor de seis cilindros em linha com 2,4L de cilindrada denominado L24, conhecido pela sua fiabilidade e performances, equipado no Z com dois carburadores laterais SU, debitando uma potência de 150cv.
Ao longo da maturação da primeira geração do Z o motor foi aumentando de cilindrada, principalmente para o mercado norte americano, passando para os 2,6L de cilindrada, conhecido por isso por L26, no 260Z e para os 2,8L no L28 aplicado no 280Z. Com o aparecimento da segunda geração do Z, conhecido por 280ZX S130, o motor passa a ser o L28E com a adição de injecção de combustível. Encontramos ainda a variante equipada com turbo, o L28ET, que equipava o 280ZX Turbo.
Estes motores foram sempre de duas válvulas por cilindro e com apenas uma árvore de cames na sua forma original. Várias empresas no Japão e EUA desenvolveram motores com quatro válvulas por cilindros e duas árvores de cames, mas agora foi a vez da Nismo, o departamento de competição da Nissan, a apresentar essa solução para o motor dos Datsun/Nissan Z S30.
De modo a celebrar os seus 40 anos, a Nismo apresentou no evento Nostalgic 2Days, que ocorreu em Yokohama, no Japão, um Nissan Z equipado com este fantástico motor. Com uma cilindrada de 3,0L e com quatro válvulas por cilindro, este motor é capaz de atingir as 7.500rpm e os 300cv de potência, dobrando a potência do 240Z original.
Até ao momento não existe qualquer intenção de vender este motor por parte da Nissan ou da Nismo, no entanto, não foi descartada essa hipótese para o futuro.