O DeLorean DMC-12 que pertenceu ao comediante e apresentador Johnny Carson

Clássicos 13 Fev 2024

O DeLorean DMC-12 que pertenceu ao comediante e apresentador Johnny Carson

A DeLorean é uma marca incontornável na história automóvel, produto da realização do sonho de John DeLorean, que havia sido o responsável por vários automóveis icónicos da General Motors, como o Pontiac GTO, Pontiac Firebird, Chevrolet Cosworth Vega, entre outros. Infelizmente, o sonho tornou-se pesadelo, pois devido a alegado tráfico de droga, John acabaria detido pelo FBI e a empresa faliu. Posteriormente, veio-se provar que John era inocente, mas o dano já estava feito.


O único automóvel produzido pela empresa, o DeLorean DMC-12, ficou muito bem representado nos filmes Back To The Future, sendo ainda hoje procurado por muitos entusiastas. Outra característica diferenciadora do DMC-12 é que foi pensado por um americano, desenhado por um italiano – neste caso Giorgetto Giugiaro na Italdesign – desenvolvido pela Lotus, equipado com motor francês (o PRV V6) e era produzido na Escócia, numa fábrica construída propositadamente para a sua produção. Uma verdadeira sociedade das nações.


O seu desenho em cunha, típico dos anos 70, combinava com as portas de abertura em “asa de gaivota”. A carroçaria construída em inox escondia no seu interior uma estrutura de fibra de vidro com um chassis de aço backbone, semelhante ao do Lotus Esprit. Colin Chapman viria a ser, precisamente, o responsável por afinar a condução do DMC-12.


O motor V6, de 2,9L de cilindrada e uma árvore de cames em cada cabeça, debitava apenas 130cv às 5.500rpm, sendo esta também uma das razões apontadas para o falhanço comercial. A produção durou apenas dois anos, 1981 e 1982, com pouco mais de 9.000 exemplares produzidos.


Presente neste artigo está o DeLorean DMC-12 que pertenceu ao comediante e apresentador americano Johnny Carson, em 1981. Carson ficou conhecido por ter apresentado o programa The Tonight Show entre 1962 a 1992, ou seja, durante 30 anos, sendo a inspiração para muitos dos apresentadores da actualidade.


Carson era também amigo de John DeLorean e foi um dos investidores na DeLorean Motor Company. Devido a esse facto, recebeu um dos primeiros DMC-12 produzidos, com o número de chassis 2439, tendo ainda o bocal de enchimento de combustível na frente com uma pequena abertura na carroçaria. Pouco tempo depois, Carson trocou este seu DMC-12 por um mais recente e com os vários problemas resolvidos.


Este DMC-12 está ainda equipado com caixa manual de cinco velocidades, interior em pele Gray, ar condicionado, vidros eléctricos, fecho central, sistema de som Dolby e um relógio digital que apenas estava disponível nos primeiros exemplares.


Em 2023 foi submetido a um profundo restauro pela “nova” DeLorean Motor Company e, no passado dia 8 de Dezembro de 2023 foi levado a leilão, através da plataforma Hagerty Marketplace, sendo vendido por quase 89 mil dólares, cerca de 82 mil euros.



Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube