Salão Motorclássico celebra os 50 anos do Citroën CX

Eventos 10 Fev 2024

Salão Motorclássico celebra os 50 anos do Citroën CX

Meio século após a apresentação do Citroën CX, em 1974, o Clube Citroën Clássico de Portugal celebra de 23 a 25 de Fevereiro no Salão Motorclássico o cinquentenário do modelo, expondo uma Ambulância montada na Citroën Lusitânia em 1983.

Fabricado entre 1974 e 1991, o CX substituiu o icónico DS, sendo o último modelo produzido pela marca francesa antes desta ser integrada no grupo PSA. Com um interior extremamente ergonómico, foi um dos primeiros modelos de passageiros da Citroën a receber um motor diesel, conquistando o ceptro de Carro do Ano na Europa em 1975. Seria ainda o primeiro automóvel francês a ser equipado com ABS dez anos depois, numa gama completa que incluía a carrinha CX Break, o GTi (com injecção electrónica, considerada à época uma das versões mais rápidas por entre os automóveis franceses) e a Prestige, com carroçaria alongada.

Efectivamente, da Fábrica de Mangualde, saíram cerca de 1800 Citroën CX entre 1977 e 1983, sendo 72 ambulâncias que depois foram distribuídas pelas mais diversas corporações de Bombeiros do país. Será um desses modelos, com história e na História da Citroën em Portugal que o Clube levará até a Cordoaria Nacional a partir do próximo dia 23.


Com bilhetes à venda com desconto por tempo limitado que termina já hoje, o Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos, Speedflag e Banco BPI | Fundação la Caixa.




Para mais informações sobre o Salão Motorclássico, consulte o site www.motorclassico.com.




Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube