Salão Motorclássico celebra os 90 anos do Citroën Traction Avant

Eventos 02 Fev 2024

Salão Motorclássico celebra os 90 anos do Citroën Traction Avant

Salão Motorclássico, dedicado ao universo dos veículos clássicos e com data marcada para os dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, celebrará o 90º aniversário do Citroën Traction Avant, o primeiro automóvel de produção em massa à escala mundial com carroçaria monocoque e tracção dianteira, produzido pela marca entre 1934 e 1957, e que alcançaria as 760 000 unidades fabricadas, ultrapassando pela primeira vez o marco dos seis dígitos para automóveis produzidos sob a configuração de tracção às rodas anteriores.

Com uma gama completa baseada nos sedans de quatro portas, a oferta incluía igualmente as propostas Commerciale (com distância entre eixos mais longa), e também a Familiale com três fileiras de bancos. Pese embora a tracção dianteira e a suspensão independente nas quatro rodas já estivessem estabelecidas em automóveis de produção com a Auto Union, o Traction Avant foi pioneiro na integração dessas características na produção em massa, sendo além disso um dos primeiros a adoptar a direcção de pinhão e cremalheira. Além destes elementos, a “Arrastadeira” (assim carinhosamente conhecida entre nós) distinguia-se ainda dos seus contemporâneos pela sua presença em estrada, motivada por uma altura mais baixa.

Outro aspecto técnico importante consistia no seu eixo de transmissão em liga de alumínio fundido, bastante radical para a época e que, pelas suas idiossincrasias e possibilidades, seria escolhido por John Cooper para o seu Cooper T43 – o primeiro F1 de motor central a vencer na categoria rainha em 1958 – e para os sucessores T45, T51 (vencedor do Campeonato do Mundo de 1959) e T53.


Os 90 anos do Citroën Traction Avant serão comemorados no Salão Motorclássico com a presença de um exemplar do modelo em exposição, bem como no âmbito das Motor Talks desenvolvidas ao longo do evento.

Com bilhetes à venda com desconto por tempo limitado já só até dia 8 de Fevereiro, o Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos, Speedflag e Banco BPI | Fundação la Caixa.

Para mais informações sobre o Salão Motorclássico, consulte o site www.motorclassico.com.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube