Protótipo do Dia: Nissan 216X

Clássicos 01 Fev 2024

Protótipo do Dia: Nissan 216X

Por Tiago Nova

No Salão Automóvel de Tokyo de 1970, a Nissan apresentou dois protótipos de automóveis futuristas recheados de tecnologias inovadoras, designados por 126X e 270X, aos quais já aqui dedicamos a nossa atenção. Ambos apresentavam um desenho em cunha, muito em voga na época.


Para o Salão de Tokyo de 1971, a Nissan voltou a apostar num desportivo futurista, limando o desenho dos anteriores protótipos, com um desenho mais de encontro com os automóveis tradicionais, ainda que mantivesse as características linhas em cunha.


Este protótipo, designado de 216X, encontrava-se equipado com um motor de quatro cilindros em linha, de 2,0L de cilindrada. Tinha vários elementos de segurança, como os pra-choques que se podiam estender em 15cm enquanto estava em movimento, para evitar que pequenos acidentes danificassem o automóvel. E´stava também equipado com um espelho retrovisor periscópio, colocado no tejadilho.


Não se sabe se o 216X era completamente funcional, nem tão pouco se sabe do seu paradeiro na actualidade, mas é possível que esteja guardado num espaço da própria marca. Para o presente, permanece mais um vislumbre do caminho que os modelos da Nissan poderiam ter seguido, caso estes protótipos tivessem avançado para a fase de produção.



Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube