Lane Motor Museum coloca à venda um Citroën CX muito especial

Clássicos 30 Jan 2024

Lane Motor Museum coloca à venda um Citroën CX muito especial

O Citroën CX foi o topo de gama da marca gaulesa entre 1974 e 1991, tendo substituído o icónico Citroën DS, e com um desenho igualmente muito arrojado, elaborado por Robert Opron. Estava equipado com suspensão hidropneumática e, com um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.36, o CX foi também o último Citroën concebido inteiramente pela marca, antes de ser adquirida pela Peugeot em 1976.


A nível de carroçarias, o CX estava disponível em berlina, berlina em chassis longo e em carrinha, igualmente com chassis longo. No entanto, a Application des Procédés Tissier desenvolveu vários exemplares diferentes com base no CX, principalmente reboques, com um baixo número de unidades produzidas.


Em 1972 Pierre Tissier, teve a ideia de transformar um Citroën DS para reboque com dois rodados atrás, para um transporte de automóveis mais rápido, atendendo assim às suas necessidades entre França e Espanha. Após o sucesso da sua criação, Pierre fundou a sua empresa, a ADPT, para produzir vários automóveis especiais com base no DS e com a devida autorização da marca. Em 1974, o lançamento do CX e do seu chassis longo fez com que a Tissier tivesse uma melhor base de trabalho, e assim continuou a transformar automóveis para os mais diversos fins.


Presente neste artigo está um Citroën CX Tissier de 1988 equipado com o motor diesel de quatro cilindros e 2,1L de cilindrada, produzindo 121cv e acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Este exemplar esteve ao serviço do Lane Motor Museum, de Nashville, no estado do Tennessee, mas agora encontra-se à venda por 45 mil dólares, cerca de 41 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube