Um de apenas 74: O Mercury Cyclone Spoiler

Clássicos 29 Jan 2024

Um de apenas 74: O Mercury Cyclone Spoiler

Por Tiago Nova

O Mercury Cyclone foi um muscle car produzido pela Mercury entre 1964 a 1971, vendido inicialmente como Mercury Comet Cyclone, sendo a versão mais desportiva do Comet, substituindo assim o Comet S-22. Apesar da sua relativa curta produção, o Cyclone ainda teve quatro gerações, passando a ser uma versão do Mercury Montego em 1972.


A quarta geração esteve à venda entre 1970 e 1971 e a versão orientada para a performance tinha a designação de Cyclone Spoiler, inspirada precisamente na rpesença destes elementos. Além disso, tinha autocolantes laterais exclusivos, espelhos retrovisores em ambos os lados e uma entrada de ar funcional Ram Air no capo. No interior, era equipado com dois bancos individuais, um velocímetro graduado até às 140mph (225 km/h) e um tacómetro até às 8.000rpm com redline ajustável.


Como mecânica de série, o Cyclone Spoiler estava equipado com o motor V8 429 Cobra Jet, de 7,0L de cilindrada, capaz de debitar 370cv de potência. Como opcional, poderia ser escolhido o motor 429 Super Cobra Jet com o Drag Pak ou o Super Drag Pak, no entanto, apenas no ano de 1970. O motor 429 Super Cobra Jet tinha algumas alterações no bloco e na cabeça, assim como o carburador Rochester QuadraJet 720 CFM, que era substituído por um Holley 780 CFM. Oficialmente este motor debitava apenas mais 5cv de potência, no entanto, o ganho seria bem superior.


Presente neste artigo está um Mercury Cyclone Spoiler de 1971 pintado na cor Competition Orange, equipado com o motor 429 Cobra Jet com Ram Air e caixa manual Toploader de quatro velocidades, do qual apenas 74 exemplares foram construídos.


A potência é enviada para o eixo traseiro, que está equipado com um diferencial autoblocante Traction-Lok de relação 3.50. Conta ainda com os opcionais Competition Handling Package, que incluiu uma suspensão melhorada e travões servo assistidos com discos na frente, e Special Instrumentation Package, que vem de série no Cyclone Spoiler, que incluiu precisamente o velocímetro até 140mph, tacómetro de 8.000rpm, amperímetro e medidor de temperatura do líquido refrigerante do motor.


Esta unidade foi encomendada com o propósito de ser um veículo de exposição, exportado para Ontário, no Canadá. Nos últimos anos sofreu um restauro profundo que o deixou em estado igual a novo. No passado dia 11 de Novembro de 2023 foi levado a leilão, através de um evento organizado pela Mecum, em Las Vegas, sendo vendido por 86.900 dólares, cerca de 78,6 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube