Protótipo do Dia: Hyundai HCD-I

Clássicos 26 Jan 2024

Protótipo do Dia: Hyundai HCD-I

Por Tiago Nova

No Salão de Detroit de 1992 a Hyundai apresentou um protótipo com o objectivo de mudar a imagem de como as pessoas viam a marca sul coreana. Designado de HCD-I, que significava Hyundai California Design, este foi o primeiro protótipo desenhado e concebido pelo departamento de design da marca na Califórnia.


Com um design muito desportivo, a fazer lembrar as barchettas italianas, foi desenhado em estilo targa e com apenas dois lugares. O tejadilho poderia ser retirado e o vidro traseiro removido para dar a sensação de estar totalmente aberto, ficando apenas a barra de reforço no seu lugar.


O HCD-I é um protótipo totalmente funcional e está equipado com um motor de quatro cilindros em linha, 2,0L de cilindrada, duas árvores de cames à cabeça e 16 válvulas, capaz de debitar 150cv de potência. Esta é enviada para as rodas da frente através de uma caixa manual de cinco velocidades (algumas fontes indicam no entanto que o HCD-I está equipado com tracção integral). A suspensão é totalmente independente nas quatro rodas e a travagem é assegurada por discos nas quatro rodas, equipado com ABS e controlo de tracção.


Este protótipo foi um grande sucesso para a Hyundai, fazendo imenso furor na sua época, tanto nos salões onde apareceu, sendo também capa de diversas revistas da especialidade. Apesar de não ter sido produzido, este poderia vir a concorrer no mercado dos desportivos mais acessíveis, como o Mazda MX-5, o Fiat Barchetta ou ainda o Lotus Elan. O seu design serviria de inspiração para o Hyundai Coupe, lançado em 1996.


Actualmente, encontra-se em exposição nas instalações da Hyundai, na Coreia do Sul.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube