Mitsubishi Lancer Evolution V de Richard Burns vai a leilão

Clássicos 22 Jan 2024

Mitsubishi Lancer Evolution V de Richard Burns vai a leilão

Por Tiago Nova

O Mitsubishi Lancer Evolution é um dos automóveis mais icónicos oriundos do Japão, muito devido aos ralis e à rivalidade com o Subaru Impreza. Foi produzido com base na tradicional berlina Lancer, com um único objectivo: dominar os troços de rali. A primeira versão do Evolution foi lançada em Outubro de 1992 apenas para o mercado nipónico, mantendo-se em constante actualizações até Outubro de 2007, ano em que nasceu a última evolução, o Lancer Evolution X, que se manteria em produção até Maio de 2016 sem substituto desde então.


Todos os Lancer Evolution estão equipados com quatro rodas motrizes e motores de 2,0L de cilindrada com turbo, sendo o motor 4G63T utilizado em todas as versões com excepção do Evolution X, motorizado pelo 4B11T.


O Lancer Evolution V foi lançado em Janeiro de 1998 e manteve-se em produção durante um ano. Tinha algumas alterações quando comparado com o anterior Lancer Evolution IV, particularmente na frente, com um novo desenho dos faróis e capot, e também com um kit de alargamento das cavas das rodas, assim como um spoiler traseiro ajustável em alumínio, que lhe conferia uma presença na estrada mais pujante e agressiva. As vias são mais largas e as jantes passaram de 16” para 17” de forma a acomodar pinças de travão Brembo igualmente maiores. O interior incluía também umas backets melhoradas da Recaro.


Nesta versão, podemos encontrar naturais evoluções mecânicas, como os pistões mais leves, injectores de 560cc e eletrónica alterada, permitindo maior pressão do turbo de dupla entrada TD05-HR. A potência mantém-se nos supostos 280cv, devido ao “acordo de cavalheiros” japonês, mas o binário sobe para os 373Nm às 3.000rpm.


No Lancer Evolution V existiam duas versões: o RS destinada aos ralis e o GSR, com maior conforto e segurança, pois vinha de série com ABS, AYC, airbags para condutor e passageiro, ar condicionado, rádio e vidros eléctricos.


Neste artigo encontramos um exemplar muito especial: trata-se do Mitsubishi Lancer Evolution V GSR de 1998 pintado na cor Pyrenean Black, oferecido ao piloto de ralis Richard Burns, devido aos feitos alcançados pela equipa oficial que fez a Mitsubishi vencer o título de construtores no WRC em 1998, e registado com a matrícula S500 TMR que mantém até aos dias de hoje.


No ano seguinte, Burns assinou pela Subaru e, de forma a não violar os termos do contrato, este não poderia ser visto a conduzir um Mitsubishi, daí a distância que encontramos no odómetro: são meras 794 milhas, cerca de 1.200km.


Mesmo após a morte de Richard Burns, este Evolution V permaneceu na sua colecção privada até 2020, quando foi vendido e submetido a um profundo restauro devido aos anos em que permaneceu parado.


No próximo dia 24 de Fevereiro irá a leilão, num evento organizado pela Iconic Auctioneers durante a Race Retro, tendo um valor estimado de venda situado entre os 93 e os 116 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube