Modernos 19 Jan 2024

XX: O extremo programa da Ferrari

Estávamos em 2005 quando nasceu o primeiro fruto do programa ‘”XX” da Ferrari – o FXX, um Enzo como nenhum outro, modificado pela marca para ser usado exclusivamente em pista. Na base do programa estava a ideia de integrar um grupo muito especial de clientes no desenvolvimento de futuros automóveis de estrada, a partir da troca contínua e aprimorada de experiências obtidas com a condução em pista destas novas máquinas extremamente exclusivas.

Desta forma, os novos modelos saídos de Maranello seriam pensados e construídos com um leque de pressupostos mais alargado, bem para além das ideias e premissas conseguidas a partir dos pilotos de testes. Porém, não é qualquer um que pode fazer parte do clube XX – só os melhores dos melhores clientes da Ferrari conseguem alcançar o ápice deste programa, o que significa que poucos serão aqueles que estarão efectivamente perto de obras como o FXX, o 599XX, o SF90 XX, e ainda os ‘Evoluzione’ XX ou o FXXK.

Felizmente, existem as câmaras, os filmes e a internet: cortesia da Top Gear, podemos hoje vislumbrar o templo sagrado da Ferrari, e assim sonhar de olhos bem abertos com algumas das mais extremas exclusividades saídas da casa do cavallino rampante.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube