Arquivos • 22 Out 2023
Arquivos • 17 Jan 2024
O kit que transforma o Mazda MX-5 num automóvel de competição dos anos 30
O Mazda MX-5 é, sem dúvida alguma, um desportivo de referência e o que maior sucesso tem. Inspirado nos pequenos desportivos britânicos dos anos 60 e 70, vários são os kits que alteram o design do MX-5, para se assemelhar a eles. No entanto, no início desta década Ant Anstead deu aso à imaginação e à sua capacidade técnica, desenvolvendo um kit no qual, com base num MX-5, cria um automóvel de competição dos anos 30, mais precisamente um Alfa Romeo 158, idêntico ao que venceu o Grande Prémio da Grã-Bretanha, em Silverstone, em 1950.
A vantagem desta transformação é ser barata (inferior a 9000 euros, ou seja, definitivamente menor que o valor de um automóvel da época) e, no final, o custo de manutenção é também mais baixo, tudo o que é necessário é um Mazda MX-5 da segunda geração, conhecido por NB.
O Alfa Romeo Tipo 158 estreou-se na competição em 1938, mas conheceu uma carreira longa e de sucesso, ficando marcado por ter sido o primeiro a conquistar o título mundial de Fórmula 1, em 1950 com o piloto Giuseppe Farina. A designação 158 vem do facto do automóvel ter um motor de 1,5 litros de cilindrada e oito cilindros.
O kit, designado Tipo 184, como alusão ao nome original do 158, pois tem por base o motor de 1,8 litros de cilindrada e quatro cilindros, vem pintado de vermelho, as cores dos 158 da época, e tem ainda incluído uma rollbar aprovada pela MSA.
Obviamente que o kit não é prodigioso em detalhes, mas o que conta aqui é o aspecto e não a originalidade. Vem ainda com um escape com oito saídas, apesar de só quatro serem funcionais, devido ao menor número de cilindros. Além disso, tem ainda umas capas para serem aplicadas nos discos, para assim criar maior originalidade, imitando os tambores de época.