Ford Mustang Eleanor: Um tributo raro

Clássicos 15 Jan 2024

Ford Mustang Eleanor: Um tributo raro

Por Tiago Nova

O Ford Mustang é um dos automóveis americanos mais famosos da história, ainda mais quando a este facto se junta a aparição de um exemplar icónico no grande ecrã, como é o caso do Eleanor no filme Gone in 60 Seconds. Surgiu pela primeira vez no filme original lançado em 1974, no entanto a versão mais famosa acabaria por ser a que apareceu no remake de 2000, com Nicolas Cage no papel principal.


O “novo” Eleanor tem por base o Mustang Fastback de 1967, “vestido” para ser assemelhar ao Shelby GT500 e com uma aparência modificada, concebida por Steve Stanford. No total, foram utilizados doze automóveis no filme, construídos pela Cinema Vehicle Services, a que se junta um outro exemplar construído especificamente para o produtor Jerry Bruckheimer, equipado com o motor V8 Ford 428.


Entre 2007 e 2009 a Classic Recreations construiu várias réplicas para venda ao público, produzidas sob licença da Halicki Films e Eleanor Licensing, todas elas com o respectivo comprovativo de autenticidade.


Neste artigo encontramos assim um dos exemplares convertidos oficialmente, com base no Mustang Fastback de 1967, pintado na icónica cor Pepper Gray Metallic. O interior, além de modernizado, está equipado com rollcage e arneses para incremento da segurança.


O motor V8 é um Ford FE 429 de 7,0L de cilindrada, com injecção Fast 2.0 EFI, electrónica PerTronix, centralina MSD e sistema de nitro. Acoplado a este está uma caixa manual de quatro velocidades Toploader. A suspensão traseira de eixo rígido foi substituída por uma four-link e a travagem passou a ser de disco nas quatro rodas.


Foi levado a leilão no passado dia 11 de Novembro de 2023, através de um evento da Mecum em Las Vegas, sendo arrematado por 258.500 dólares, cerca de 234 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube