Ford Mustang Eleanor: Um tributo raro

Clássicos 15 Jan 2024

Ford Mustang Eleanor: Um tributo raro

Por Tiago Nova

O Ford Mustang é um dos automóveis americanos mais famosos da história, ainda mais quando a este facto se junta a aparição de um exemplar icónico no grande ecrã, como é o caso do Eleanor no filme Gone in 60 Seconds. Surgiu pela primeira vez no filme original lançado em 1974, no entanto a versão mais famosa acabaria por ser a que apareceu no remake de 2000, com Nicolas Cage no papel principal.


O “novo” Eleanor tem por base o Mustang Fastback de 1967, “vestido” para ser assemelhar ao Shelby GT500 e com uma aparência modificada, concebida por Steve Stanford. No total, foram utilizados doze automóveis no filme, construídos pela Cinema Vehicle Services, a que se junta um outro exemplar construído especificamente para o produtor Jerry Bruckheimer, equipado com o motor V8 Ford 428.


Entre 2007 e 2009 a Classic Recreations construiu várias réplicas para venda ao público, produzidas sob licença da Halicki Films e Eleanor Licensing, todas elas com o respectivo comprovativo de autenticidade.


Neste artigo encontramos assim um dos exemplares convertidos oficialmente, com base no Mustang Fastback de 1967, pintado na icónica cor Pepper Gray Metallic. O interior, além de modernizado, está equipado com rollcage e arneses para incremento da segurança.


O motor V8 é um Ford FE 429 de 7,0L de cilindrada, com injecção Fast 2.0 EFI, electrónica PerTronix, centralina MSD e sistema de nitro. Acoplado a este está uma caixa manual de quatro velocidades Toploader. A suspensão traseira de eixo rígido foi substituída por uma four-link e a travagem passou a ser de disco nas quatro rodas.


Foi levado a leilão no passado dia 11 de Novembro de 2023, através de um evento da Mecum em Las Vegas, sendo arrematado por 258.500 dólares, cerca de 234 mil euros.


Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube