Protótipo do dia: Renault Project H

Clássicos 10 Jan 2024

Protótipo do dia: Renault Project H

Por Tiago Nova

A 22 de Abril de 1966 a Renault e a Peugeot acordaram uma cooperação para a aquisição e compra de componentes para a produção de automóveis conjunta. Esta decisão nasceu no seguimento da criação da CEE (Comunidade Económica Europeia), prevista para 1 de Julho de 1968, de modo a tornar as marcas francesas mais competitivas.

Bernard Hanon foi o homem colocado na frente do projecto de desenvolvimento de automóveis conjuntamente entre as duas marcas nos vários segmentos, incluindo no de luxo. No Verão de 1966 nasceu neste último segmento o Project H, que consistia na produção de um modelo de topo de gama para ambas as marcas, de modo a competir com o Citroën DS (na época, esta era ainda uma marca independente).

O desenvolvimento do motor foi da responsabilidade da Peugeot, que construiu um motor V8 de 3,5L de cilindrada, alimentado por dois carburadores de duplo corpo. Até hoje, nunca foi divulgada a potência desenvolvida. Acoplado ao motor foi colocada uma caixa manual de quatro velocidades, que enviava a potência para as rodas traseiras. Estava também prevista a montagem de uma caixa manual de cinco velocidades, que certamente seria a escolhida para o modelo de produção, dado o seu posicionamento no mercado. A suspensão foi também concebida pela Peugeot, que aplicou um sistema idêntico ao utilizado no Peugeot 404, com uma solução óleo-pneumática no eixo traseiro.

O interior, desenhado por Robert Broyer, era bastante refinado e luxuoso, com acabamentos soberbos e vários elementos raros nos anos 60, como o ar condicionado e os comandos da ventilação independentes nos bancos da frente e traseiros.

A nível do design, cada marca trabalhou por si, de forma a criar automóveis diferentes e correspondentes à linguagem estilística de cada um deles. A Renault, apesar de ter trabalhado com três desenhos diferentes, apenas produziu o protótipo desenhado por Michel Béligord, no qual salta à vista o tejadilho inclinado na zona traseira.

Este projecto de um automóvel de luxo para ambas as marcas acabaria por não ver a luz do dia e foi cancelado no início de 1967. Como factor decisivo, podemos apontar a procura por automóveis deste tipo, especialmente fora de França.

Felizmente, este único protótipo construído do Renault Project H sobreviveu até aos dias de hoje, encontrando-se sob a alçada do departamento Renault Classic.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube